2 de outubro de 2024

Falta de atenção é causa de quase metade dos acidentes de trânsito no Sul de Minas; veja números por cidade

Dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais mostram que 46,6% das ocorrências registradas no Sul de Minas entre janeiro do ano passado e agosto deste ano foram causadas por desatenção no trânsito. Trânsito: falta de atenção é causa de quase metade dos acidentes no Sul de Minas
A falta de atenção no trânsito é a responsável por quase metade dos acidentes registrados no Sul de Minas. Conforme dados do Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais, 46,6% das ocorrências na região foram causadas por desatenção do motorista.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O levantamento feito pela EPTV, afiliada Globo, considera o período de janeiro de 2023 até agosto de 2024 das ocorrências registradas no Painel de Acidentes de Trânsito.
Durante este período, foram registrados 43.351 mil acidentes no Sul de Minas. Entre esses, 20.058 – ou 46,26% – foram causados por motoristas desatentos.
Em todo o estado de Minas Gerais foram 47,9% ocorrências causadas por falta de atenção, segundo o Observatório de Segurança Pública de Minas Gerais.
Falta de atenção é causa de quase metade dos acidentes de trânsito no Sul de Minas
Reprodução
Veja os dados abaixo:
A cidade com maior número de registros foi Pouso Alegre, com 3,5 mil acidentes. Destes, quase 2 mil foram causados por motoristas desatentos, o que representa 54,66%;
Poços de Caldas teve 3,4 mil acidentes, sendo 1,6 mil de motoristas desatentos, o que representa 49,28%;
Varginha vem em terceiro com 3,1 mil acidentes e 1,7 mil causados pela desatenção ao trânsito, o que representa 56,15%;
Passos teve 2,1 mil registros, sendo que 1,1 mil foram causados por falta de atenção, o que representa 52,92%.

Cenário em Minas Gerais
Ao todo, 47,9% de todos os acidentes registrados em Minas Gerais entre janeiro de 2023 e agosto de 2024 tiveram como causa a falta de atenção do condutor.
A pesquisa apontou que houve diminuição no número de acidentes, no geral, em que a causa presumida foi ingestão de álcool. Com ocorrências passando de 2.864 para 2.691, a queda encontrada foi de 6% na comparação dos oito primeiros meses de 2024 com 2023.
Falta de atenção é causa de quase metade dos acidentes de trânsito no Sul de Minas
Reprodução/EPTV
O recorte realizado pela pesquisa do Observatório de Segurança Pública tem como fonte o novo Painel de Trânsito de Minas Gerais.
O painel é interativo e permite acessar detalhamentos de vítimas, causas, endereços e condições das vias. É possível ainda filtrar estatísticas por ruas ou avenidas, município e causa presumida dos acidentes registrados desde 2014. O painel também detalha sobre a vítima.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias