Vias deixaram de ter o dispositivo para bicicletas desde 2017. Prefeitura diz que vai enviar técnicos ao local. Pintura antiga de ciclofaixa em Sorocaba (SP) provoca confusão entre motoristas e ciclistas
Claudinei de Jesus Oliveira/Cortesia
A falta de manutenção em pelo menos duas ruas que tinham ciclofaixas voltou a confundir motoristas e ciclistas na zona norte de Sorocaba (SP). Desde 2017, as vias não contam mais com a área exclusiva para bicicletas, mas a pintura que escondia as faixas desapareceu.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A situação foi registrada nas ruas Duque Estrada e Paes de Linhares, onde em muitos trechos, motoristas deixam de transitar pelo local, por pensar que estão transitando em área exclusiva de ciclistas. O problema é ainda mais crítico, principalmente, para quem deixa a Duque Estrada para cruzar ou acessar a Avenida Itavuvu.
Por outro lado, ciclistas também acabam pensando que as falsas faixas são exclusivas e acabam transitando pelo local, aumentando os riscos de acidentes, já que não há consenso entre os motoristas.
“Quem não é daqui da cidade ou não pedalou por ali, a hora que chega na ciclovia da Itavuvu vai subir [a Duque Estrada], vê que tem a sinalização de solo, pega e vai, porque tá aparecendo a ciclovia”, comenta o ciclista Claudinei de Jesus Oliveira.
Ainda de acordo com Claudinei, trechos da Paes de Linhares apresentam o mesmo problema. A situação, inclusive, poder ser visualizadas nas imagens mais recentes do Google Street View. Os registros mostram até o comportamento dos motoristas, que evitam transitar pelo local.
A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre a situação. A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que enviará uma equipe técnica para verificar a situação e “tomar todas as providências o mais breve possível para garantir a segurança viária”.
Situação se repete
Ciclofaixa desativada ‘confunde’ moradores e causa preocupação em Sorocaba
Não é a primeira vez que o g1 retrata esse tipo de problema no local. Em agosto de 2018, motoristas e ciclistas também reclamaram da situação. Da mesma forma, a tinta que cobriu a pista destinada aos ciclistas se desgastou, dando a impressão de que foi reaberta.
Em um dos flagrantes, um ciclista subiu a rua pela contramão, desviou para a calçada e, depois, continuou subindo a rua em direção contrária aos veículos. Outro flagrante foi de um estudante que se arriscou de skate pela faixa apagada em meio aos carros. Ainda houve o caso de um ciclista que descia a rua ficando lado a lado com um ônibus.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM