27 de dezembro de 2024

Falta de vaga para hemodiálise no SUS faz paciente ficar internado por meses na região

Ao todo, são 80 pacientes hospitalizados segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Em Campinas, as 253 vagas disponíveis no SUS Municipal estão ocupadas. Com fila para tratamento, pacientes de hemodiálise são internados na região
A falta de vagas para hemodiálise na rede pública de saúde na região de Campinas (SP) faz com que pacientes fiquem internados por longos períodos para garantir o tratamento que normalmente é realizado de forma ambulatorial. A Secretaria de Estado da Saúde informa que são 80 pessoas ocupando leitos por falta de vagas em clínicas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A máquina que faz o papel dos rins e filtra o sangue é, para muitos pacientes com doença renal crônica e grave, a única chance de sobrevivência. Em Campinas (SP), as 253 vagas disponibilizadas pelo SUS estão ocupadas, e há seis moradores internados em outros municípios.
A informação da Secretaria de Estado é que na região há paciente desde novembro de 2023 internado para realizar a hemodiálise.
Em Indaiatuba (SP), por exemplo, dois pacientes vão completar dois meses hospitalizados sem perspectivas de voltar para casa.
Bruno Machado, de 36 anos, está no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) desde 14 de janeiro à espera de vaga para o tratamento em Campinas. “São poucas máquinas, e muitos pacientes”, lamenta.
Bruno Machado está internado há quase dois meses em Indaiatuba (SP) esperando uma vaga de hemodiálise.
Reprodução/EPTV
Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, as 253 vagas de hemodiálise no SUS Municipal são ofertadas por meio de convênios com os hospitais PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa, mas os dois centros médicos atingiram a capacidade máxima de ocupação.
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas destaca que para suprir a demanda da região, o DRS de São João da Boa Vista vai passar a dar apoio, mas os pacientes teriam de viajar por horas, até três vezes por semana, para conseguir o tratamento.
Com fila e demanda em alta, pacientes viajam até 60 km para hemodiálise no SUS em Campinas
Diante do cenário, a prefeitura de Campinas informou que estuda medidas para ampliar a quantidade de vagas no Hospital PUC-Campinas e solicitou vagas para a Secretaria de Estado da Saúde fora do município de Campinas, em outras cidades próximas, ofertando o transporte para a ida e a volta do paciente.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias