Paciente aguardava transferência para Sorocaba (SP) ou o recebimento de mais bolsas de sangue. Hospital teve superlotação no domingo (30) e Polícia Militar foi chamada. Paciente com anemia morreu por falta de bolsas de sangue em Salto de Pirapora (SP), segundo família
Arquivo pessoal
A família de um paciente de 49 anos que tinha anemia afirma que a falta de atendimento médico adequado no sistema de saúde pública de Salto de Pirapora (SP) pode ter colaborado para a sua morte na noite de domingo (30).
Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
José Carlos Souza da Silva tinha 49 anos. Ao g1, a família dele relatou que José sofria com a anemia desde a infância e sempre que passava mal precisava fazer tratamento com bolsas de sangue.
Ele deu entrada às 4h de domingo na Santa Casa de Salto de Pirapora, sofreu um infarto e precisou ser reanimado. Depois disso, ainda conforme os parentes, ficou aguardando ser transferido para um hospital de Sorocaba (SP) ou que uma equipe trouxesse mais bolsas de sangue com seu tipo sanguíneo.
Segundo os familiares, foi necessário acionar a Polícia Militar no domingo, pois havia superlotação na unidade e poucos médicos, o que ocasionou uma longa espera para atendimento, inclusive em casos mais graves. José não resistiu e morreu por volta das 22h.
O g1 questionou a prefeitura sobre as condições de atendimento médico no município, mas até a última atualização desta reportagem, não recebeu uma resposta.
O corpo de José foi velado na manhã de segunda-feira (31) e será sepultado às 13h, no Cemitério Municipal da Consolação de Salto de Pirapora.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM