18 de novembro de 2024

Família tenta retomar rotina após perder quase tudo em incêndio em casa na zona norte de Sorocaba: ‘Choque imenso’

Natália Teixeira Pires da Silva, de 23 anos, conta que a família morava há mais de duas décadas no imóvel e que aguarda laudo para confirmar as causas das chamas. Uma campanha online busca arrecadar dinheiro para ajudá-los. Jovem diz que família perdeu 90% das coisas após incêndio atingir casa onde morava em Sorocaba
Arquivo pessoal
A família de Natália Teixeira Pires da Silva, de 23 anos, ainda tenta processar o choque de perder praticamente tudo após a casa onde morava com a família há mais de duas décadas pegar fogo na segunda-feira (23), no bairro Vitória Régia, em Sorocaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Apenas um laudo pericial, que não havia finalizado até a noite de terça-feira (25), poderá apontar a causa do incêndio. Enquanto não encontram uma resposta, eles lutam para recomeçar e reconstruir o que foi perdido. Para isso, contam com a ajuda de vizinhos e familiares.
Jovem diz que família perdeu 90% dos pertences após incêndio atingir casa em Sorocaba
Natália conta que mora com o pai, Natanael Hermenegildo, e a mãe, Gislaine Aparecida Teixeira. Quando o fogo começou, não havia ninguém na casa.
Pouco antes do incêndio começar, a mãe estava no local com a outra filha e o neto, de oito meses. “Minha mãe tinha uma consulta [médica], então minha irmã foi buscar ela em casa. Eles saíram e, em torno de meia hora depois, os vizinhos já começaram a tentar ligar para elas para avisar que a casa estava pegando fogo”, relembra.
Incêndio em casa mobiliza Corpo de Bombeiros na zona norte de Sorocaba
Segundo a jovem, os vizinhos ouviram um barulho forte e pensaram ter sido algum acidente. Ao saírem na rua e verem a fumaça saindo do imóvel, se aproximaram e, ao constatarem que não havia ninguém na casa, arrombaram o portão. “[Eles] viram que a casa estava pegando fogo […] a sala já estava tomada pelo fogo, eles tinham um funileiro que mora do lado de casa que conseguiu tirar o carro às pressas porque o fogo também estava indo em direção ao carro […] foi muito rápido, questão de minutos”, conta.
‘Choque imenso’
Natália trabalhava em Votorantim (SP) quando soube da notícia. Durante o caminho, viu pelas redes sociais vídeos da casa pegando fogo e, ao chegar no local, conta ter visto uma fumaça preta saindo dos cômodos.
“Aquilo foi um choque imenso, então eu só conseguia chorar, sem acreditar e tentando entender o que aconteceu, porque vem aquele sentimento de culpa do tipo: eu devia estar lá, devia ter feito alguma coisa, é muita coisa que mistura junto, então é muito sentimento de uma vez. E a gente tem que manter, tem que seguir, tentar ficar forte nesses momentos, porque a gente ainda tem muita coisa para resolver”, lamenta.
Natália conta que forams necessários três caminhões da corporação para conter as chamas. “A gente perdeu, assim, 100% da parte que estava na sala, todos os móveis, parede, teto, chão levantou, todos os quartos também ficaram todos queimados, tudo derreteu: cama queimada, roupa, a gente perdeu tudo também, tudo que estava no banheiro, todos os produtos, tudo queimou, tudo foi devastado pelo fogo”, lamenta.
“Foi até difícil de processar porque eu fui trabalhar naquele dia, estava tudo normal. A gente estava vivendo a vida, ninguém espera que vai perder tudo da noite para o dia.”
De acordo com a sorocabana, não foi possível retirar nada do imóvel porque é preciso aguardar a perícia para que a estrutura seja avaliada e, assim, saber se poderão retornar para lá ou abrir mão da casa.
Fogo consumiu toda a casa em poucos minutos
Arquivo pessoal
Arrecadação
Enquanto aguardam, a família tem recebido doações de roupas e calçados e ficado na casa da irmã da jovem.
Após conversar com uma amiga, a família criou uma campanha de arrecadação online para ajudar com os custos futuros. Até a manhã desta quinta-feira (26), pouco mais de R$ 4 mil haviam sido arrecadados.
“[A campanha] foi mais pensando nesse objetivo de a gente conseguir arrecadar o máximo de doação para que a gente saiba que o prejuízo foi muito grande, então como a gente não tem uma estimativa do quanto que a gente perdeu, o máximo que a gente conseguir ter ali para quando for realmente começar ali a reforma. Até para questões básicas também, como a gente acabou perdendo tudo, seria mais para ter esse respaldo, essa ajuda de fato, mas como a gente não tem nem ideia do que tanto foi perdido, do que tanto a gente vai precisar, então é mais nesse intuito de arrecadar o máximo que for possível para conseguir ter nossa casa de volta”, explica.
O fogo
Jovem diz que família perdeu 90% das coisas após incêndio atingir casa onde morava em Sorocaba
Reprodução
O incêndio aconteceu na tarde de segunda-feira (23) e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros.
As chamas foram controladas e o local aguarda a chegada da Defesa Civil para liberação. Apesar do susto, ninguém se feriu. Não há informações sobre o que causou o incêndio.
Veja mais notícias da regiões no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias