13 de outubro de 2024

Famílias têm casas e plantações destruídas por incêndio em acampamento do MST

Fogo teria começado em área de pastagem e se espalhou pelo acampamento que fica em Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio. Mais de 20 famílias foram afetadas. Incêndio destruiu três casas, segundo o MST Tocantins
Coletivo de Comunicação/MST no Tocantins
Mais de 20 famílias que moram no Acampamento Padre Josimo, na zona rural de Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio, tiveram prejuízos após casas e plantações serem destruídas em um incêndio. O fogo teria começado em uma área próxima e se espalhou pelo acampamento.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O caso aconteceu na manhã de sexta-feira (11). De acordo com nota divulgada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST no Estado do Tocantins neste sábado (12), pelas redes sociais, as chamas de uma pastagem chegaram até a plantação do acampamento e três casas foram destruídas.
No local é plantado mandioca e hortaliças. As roças ficaram destruídas, afetando os produtos que geram renda a 21 famílias, totalizando cerca de 50 pessoas.
Roças ficaram destruídas com o fogo
Coletivo de Comunicação/ MST no Tocantins:
O MST ressaltou que o acampamento é conhecido pela produção dos derivados da mandioca como farinha, puba e tapioca, que além de gerar renda, são base para alimentação dos acampados.
LEIA TAMBÉM:
Suspeito de negociar veículos de pátio de apreensões tentou ficar com moto de mulher morta em acidente, mostra áudio
Servidora de creche fingia atualizar cadastro, tirava selfies de pais de alunos e fazia empréstimos para apostar em jogos online, diz polícia
Motociclista e passageira ficam feridos após se enroscarem com fios em rua e caírem de moto
O fogo destruiu o espaço e a produção, mas foi contido pelos próprios moradores, evitando que se espalhasse ainda mais pelo acampamento. Segundo o Movimento, as chamas ganharam mais força devido aos clima seco e altas temperaturas.
O g1 pediu informações à Polícia Militar e Polícia Civil para saber se há alguma apuração sobre o início do incêndio, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
O MST Tocantins afirmou na nota que as famílias realizam ações para evitar situações de incêndio. A região também possui aceiros e os moradores mantêm práticas de manejo e preservação ambiental.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias