‘Honk! CWB’, que começou no RJ, chega a Curitiba pela primeira vez. Evento gratuito integra a Mostra Fringe. Bananeira Brass Band, anfitriã da primeira edição do Festival de Fanfarras
Reprodução
Nesta sexta-feira (29) Curitiba recebe pela pela primeira vez o Honk! CWB, Festival de Fanfarras Ativistas. O evento faz parte do Fringe, mostra que integra o Festival de Curitiba.
No domingo (31), último dia de apresentações, os shows programados terão 8 horas ininterruptas de apresentações. Veja programação abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Os shows das fanfarras são gratuitos e vão reunir grupos de sopro e percussão de Porto Alegre (No Caminho Eu Te Explico e Bloco do Beijo), Rio de Janeiro (Orquestra Voadora) e de Curitiba. O coletivo curitibano, Bananeira Brass Band, é o anfitrião do evento.
O Honk chegou ao Brasil em 2013, realizando a primeira edição no Rio de Janeiro (RJ). O movimento que inspira o evento defende a ocupação das ruas como um processo de resistência artística e surgiu em Boston, nos Estados Unidos, em 2006.
“Dizemos que as fanfarras são ativistas porque ocupam as ruas de maneira popular e se preocupam com a inclusão e a diversidade. São diferentes daquela fanfarra escolar com viés cívico-militar que temos como referência. Desenvolvem um trabalho de desmilitarização do repertório”, explica Priscila de Morais, coordenadora do Fringe.
Veja também:
👉 Confira a página especial do g1 sobre o Festival de Curitiba
Gastronomia: Bares e restaurantes oferecem pão com bolinho a R$ 22
Programação: Festival de Curitiba tem atrações em cinco municípios da RMC
Participantes
A fanfarra curitibana Bananeira Brass Band destaca a música brasileira em repertório autoral, explorando ritmos dançantes de várias regiões do país, combinando gêneros musicais que vão do funk ao baião.
No Caminho Eu Te Explico (Porto Alegre/RS) traz um repertório que representa a pluralidade cultural e musical brasileira e latino-americana, indo do baião e forró até o samba e o funk.
Fanfarra No Caminho Eu Te Explico
Cristiano Rangel
O Bloco do Beijo (Porto Alegre/RS) enaltece músicas que falam de beijo em suas letras, com sucessos do axé a Rita Lee, em que a simbologia do beijo é uma representação de alegria e integração das diferenças.
Já a Orquestra Voadora (Rio de Janeiro/RJ) apresenta repertório moderno com instrumentos de percussão e atitude rock’n roll nas performances.
Orquestra Voadora (Rio de Janeiro)
Breno Carvalho
Programação
Nesta sexta (29), a partir das 16h30, as fanfarras vão se concentrar na Praça Santos Andrade e, às 18h, sair em cortejo com o “Arrastão na XV” rumo à Boca Maldita.
No sábado (30), o Honk promove o “Blocos na Rua”, um encontro das fanfarras e dos blocos de carnaval de rua curitibanos no Bebedouro, do Largo da Ordem, com concentração a partir das 15h e início previsto para às 16h.
No domingo (31), a partir das 10h, a programação será intensa no Palco das Ruínas de São Francisco. Serão 8 horas seguidas de shows autorais ao vivo.
O “Fanfarra nas Ruínas” vai contar também com a participação de fanfarras escolares infantis que vão tocar nos intervalos dos shows.
Veja abaixo:
29/3 – Arrastão na XV
Horário: 16h30 (concentração) / 18h (saída)
Local/Trajeto: Praça Santos Andrade rumo à Boca Maldita / Centro
30/3 – Blocos na Rua
Horário: 15h (concentração) / 16h (saída)
Local: Bebedouro, no Largo da Ordem / São Francisco
*Neste dia haverá ensaio no Palco das Ruínas, das 9h às 12h
31/3 – Fanfarra nas Ruínas
Horário: 10h às 19h
Local: Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem/São Francisco
Vídeos mais assistidos no g1 PR:
Leia mais notícias no g1 Paraná.