Fogo teria sido causado por cigarros jogados por caçadores e pescadores que invadiram local, segundo artista. Propriedade fica em Chiador, no interior de Minas Gerais. Lúcia Veríssimo nadando em um dos açudes da fazenda dela em Minas
Fazenda Independência/Divulgação
A fazenda da atriz Lúcia Veríssimo, tomada por um incêndio no último fim de semana, tem quase metade da área de Mata Atlântica e conta com criação de animais livres como cavalos, gado e aves. Segundo a atriz, o forte da propriedade é o plantio de feijão, milho, hortaliças e frutas, além do apiário, que é a criação de abelhas.
As chamas chegaram a atingir uma área de aproximadamente 300 mil ² do espaço, que fica em Chiador, na Zona da Mata mineira. O fogo teria sido causado por bituca de cigarros jogadas por caçadores e pescadores que invadiram o local.
A atriz, que tentou conter as chamas com o auxílio de um funcionário, precisou ser socorrida por uma ambulância do município.
Modelo de desenvolvimento sustentável
“Nosso projeto é fazer com que a Fazenda Independência seja uma fazenda modelo de desenvolvimento sustentável”, explica Lúcia em um site criado para divulgação das ações na propriedade.
Há também grande cuidado com as fontes de água, e as minas são protegidas por um esquema de plantio de Mata Atlântica e construção de cinco açudes.
Fazenda da atriz Lúcia Veríssimo tomada por incêndio tem quase 50% de Mata Atlântica
Lúcia Veríssimo/Arquivo Pessoal
Animais da fazenda são livres
A propriedade conta com gado leiteiro bovino e caprino, cavalos, aves de postura e de ornamentação. A atriz reforça que não cria animais de engorda, e por isso, eles ‘morrem de velhos’.
No estatuto da Fazenda Independência, os funcionários são proibidos de terem animais presos, inclusive pássaros. “Todos os empregados que têm cães e gatos sabem que os mesmos, assim como todos os meus, têm de ser castrados. Recebem o mesmo tratamento de vacinas e vermífugos”.
Galerias Relacionadas
Além disso, todas as aves são mantidas em liberdade:
“Nenhum animal sai da Fazenda, embora estejam sem grades para mantê-lo, o que comprova que o animal que é bem tratado em um lugar, não vai embora”, diz.
Atriz precisou de atendimento médico
Fazenda de Lúcia Veríssimo pega fogo; atriz precisa de atendimento médico
Reprodução
O Corpo de Bombeiros levou cerca de 7 horas para conseguir eliminar todas as chamas na fazenda. Conforme a corporação, uma das maiores preocupações da atriz era que o fogo atingisse a floresta da propriedade.
Segundo o registro dos militares, quando a equipe chegou a fazenda, Lúcia Veríssimo e o caseiro dela já estavam exaustos por tentarem combater as chamas e inalarem muita fumaça. Uma ambulância do município foi chamada até a propriedade para atender as vítimas.
“Já fui atendida, fiquei no oxigênio, meu esôfago está todo machucado. Meu empregado também”, contou nas redes sociais.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Ainda nas redes sociais, a atriz agradeceu os militares pelo trabalho. “Não sei o que seria da fazenda e de mim se eles não tivessem vindo. Eles conseguiram segurar, mas metade da fazenda está queimada”, concluiu.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes