24 de outubro de 2024

Fazendeiro é multado em R$ 3 milhões por deixar gado morrer de fome em MT

Mais de 2 mil cabeças de gado foram encontradas sem comida e sob os cuidados de um único funcionário. Ainda de acordo com a PM, somente um funcionário era responsável pelo cuidado da fazenda e dos animais.
Polícia Militar de Mato Grosso
Um proprietário rural de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, foi multado em mais de R$ 3 milhões por maus-tratos a mais de 2 mil cabeças de gado. Ele deixou os animais passarem fome e sede em pastagens insuficientes e sob cuidado de um único funcionário.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O flagrante foi feito pela Polícia Militar de Proteção Ambiental na sexta-feira (18), durante uma inspeção solicitada pelo Ministério Público de Mato Grosso. A propriedade é localizada a cerca de 30 km da cidade.
Nos anos de 2022 e 2023, a propriedade rural já havia sido notificada por falta de nutrição suficiente aos bois.
Polícia Militar de Mato Grosso
Segundo a Polícia Militar, diversos animais foram encontrados magros, com exposição dos ossos e dificuldade de se mover. Dois bovinos, entre idades de 3 e 5 meses, foram encontrados mortos e uma carcaça de bovino consumida por urubus. A equipe de fiscalização também encontrou ossadas pela propriedade, indicando que outros bois também morreram.
Os cochos de alimentação dos animais estavam vazios.
LEIA MAIS:
Registro raro: fotógrafo flagra onça-pintada em caça a filhote de capivara no Pantanal; VÍDEO
Foragido da Justiça, motociclista empina veículo, bate em carro da polícia e é preso; veja vídeo
Dois bovinos, entre idades aproximadas de 3 e 5 meses, também foram encontrados mortos e uma carcaça de bovino consumida por urubus.
Polícia Militar de Mato Grosso
Nos anos de 2022 e 2023, a propriedade rural já havia sido notificada por falta de nutrição suficiente aos bovinos depois de visitas do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA).
O fazendeiro deveria melhorar as pastagens e aumentar os insumos, o que não foi feito. Ainda de acordo com a PM, somente um funcionário era responsável pelo cuidado da fazenda e dos animais, além de uma segunda fazenda do mesmo fazendeiro.
Os cochos foram encontrados vazios na propriedade.
Polícia Militar de Mato Grosso

Mais Notícias