27 de setembro de 2024

Feira de Artesanato do Parque Vicentina Aranha coleciona histórias de artesãos; conheça

A Feira de Artesanato é aberta ao público aos domingos, das 9h às 13h. Feira de Artesanato do Parque Vicentina Aranha coleciona histórias de grandes artesãos
Além do contato com a natureza, uma das marcas registradas do Parque Vicentina Aranha é a tradicional Feira de Artesanatos, que é realizada sempre aos domingos pela manhã. É uma das formas mais antigas de comércio: barracas ao ar livre e mercadorias no balcão.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na feira do Vicentina, as opções são diversas, podendo encontrar bonecas, bijuterias, acessórios, roupas, artigos de decoração e diversas outras peças e artes feitas artesanalmente.
A feira movimenta a economia criativa e ainda promove o bem-estar do meio ambiente, através da prática da reutilização de materiais. Muitos artesãos possuem a arte de transformar itens descartados em belas peças de arte.
O Antônio, por exemplo, é marceneiro e usa seu talento para dar novos sentidos para madeiras que seriam descartadas. Ele conta que a relação dele com o material começou há mais de uma década, quando fazia móveis, como mesas e cadeiras.
“Já deve fazer uns 14 anos. Começamos a trabalhar com umas mesas, quando há uns 8 anos atrás, ficamos só eu e minha esposa, nós fazíamos ‘broco’. Falei pra ela ‘vamos tocar a marcenaria’, que lá é um tipo de uma marcenaria né, para fazermos as peças artesanalmente. E aí começamos a fazer tábua, banquinho, mesas, e fomos reaproveitando. Cada dia uma ideia diferente”, narrou.
Feira de Artesanato do Parque Vicentina Aranha coleciona histórias de artesãos; conheça.
Reprodução/TV Vanguarda
O artesão diz ainda que o Parque Vicentina Aranha é um dos melhores lugares que ele já trabalhou.
“É um dos melhores lugares, de todos os lugares que passei e eu tenho o privilégio de estar aqui expondo meu trabalho, é muito bom”, disse.
Além do Seu Antônio, a feira conta com outros 40 artesãos, e uma delas é a Ariadna, que aprendeu a costurar ainda criança. Ela não tinha condição de ter todas a bonecas que queria e quando chegou a fase adulta, achou que a confecção de bonecas podia significar mais que uma simples brincadeira.
“Eu sou pedagoga e comecei a perceber que faltava um pouco de representatividade dentro da escola né? E ai, atrelado a isso, eu fiquei grávida nesta mesma época. Tive vontade de trazer uma pouco dessa representatividade negra para os brinquedos, para o meu filho também”, contou.
Feira de Artesanato do Parque Vicentina Aranha coleciona histórias de artesãos; conheça.
Reprodução/TV Vanguarda
E então, todo domingo, a Ariadna sai do Residencial União, onde mora, e traz as bonecas pra serem vendidas no Parque Vicentina Aranha, na região central de São José dos Campos.
A Feira de Artesanato é aberta ao público aos domingos, das 9h às 13h. O parque fica localizado na Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, na Vila Adyana.
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias