Focando a sustentabilidade, a organização da Feira fechou parceria com a startup Compensei, que vai realizar ações compensatórias no evento As preocupantes alterações climáticas trazem para a agenda o debate sobre a importância de mitigação dos efeitos dessas mudanças e de formação de uma nova consciência global sobre o tema.
De olho na questão, a organização da Feira do Empreendedor 2024, que acontece em Balsas de 27 a 30 de junho, fechou parceria com a startup maranhense Compensei, na perspectiva de que a Feira seja um evento do tipo Carbono Neutro. A iniciativa se insere nas ações de sustentabilidade alinhadas à estratégia ESG, que ao lado da Inovação e Conexões Corporativas, compõem os eixos temáticos da Feira.
Sebrae recebe da equipe da Compensei, certificado de Evento Carbono Neutro do Neon 2023
Versuska Oliveira
Segundo Vilena Silva, CEO da Compensei, eventos com esse perfil são os que buscam compensar todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas, por meio de ações que removem ou as evitam na mesma proporção da geração. Isso abrangeria três etapas: medição, redução e a compensação propriamente dita.
“Para medir, calculamos todas as emissões associadas ao evento, desde o transporte de materiais e pessoas até o consumo de energia e a geração de resíduos. E, a partir daí, adotamos ações para reduzir essas emissões ao máximo e, na última etapa, compensamos as emissões restantes investindo em projetos de sequestro de carbono, como reflorestamento ou energias renováveis, entre outros, garantindo que o impacto do evento seja neutralizado”, explicou ela.
Vilena Silva, Eduardo Filgueiras e Adriana Santos: o time da Compensei.
Acervo Compensei
Na Feira do Empreendedor, para alcançar esses objetivos, a Compensei vai colocar em prática várias ações, como a realização de um inventário detalhado das emissões de GEE, considerando todas as atividades antes, durante e pós evento; medidas para reduzir as emissões, como o uso de materiais biodegradáveis, gestão eficiente de resíduos e incentivo à carona solidária e campanhas de conscientização para educar os participantes a contribuir nesse processo.
Uma nova consciência
Para a empreendedora, é fundamental que as empresas pensem em alternativas de descarbonização no dia a dia e em seus eventos.
Vilena, que trabalha há 20 anos com essa pauta, defende que essa atitude é crucial por várias razões. A principal delas, gerar ações para enfrentamento da crise climática. “A única forma de evitar catástrofes ambientais, como a do Rio Grande do Sul, é reduzindo as emissões de Gases de Efeito Estufa”, frisa. Além disso, “empresas que adotam práticas sustentáveis demonstram responsabilidade socioambiental, o que pode melhorar sua reputação e fortalecer a relação com clientes e parceiros, o que pode ser um excelente diferencial competitivo”, argumenta ela.
“Sinto-me realizada, grata e cada dia mais motivada por perceber o impacto positivo que está sendo gerado pela Compensei. Acredito que estamos em um ponto da vida em sociedade onde cada ação conta para garantir um futuro sustentável”, acrescenta, emocionada.
Uma trajetória compensadora
A Compensei está no mercado há 2 anos, trabalhando com soluções inovadoras e eficazes para a descarbonização de negócios, eventos e instituições públicas. Nessa trajetória, contabiliza serviços ao Sebrae Maranhão no Neon 2023 e 2024, Salão de Turismo da Rota das Emoções e no Transformar Juntos, entre outros. Os serviços chamaram a atenção do Sebrae Nacional e a Compensei hoje presta seus serviços em eventos como o Prêmio Prefeitura Empreendedora 2024 e em ações como os 10 Anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE, Capital Empreendedor, Alinhamento Estratégico do Sistema Sebrae e nas comemorações de 15 Anos do ALI e 20 Anos Sebraetec.
No NEON 2024, em João Pessoa, diretora de Administração e Finanças do Sebrae-MA (à esquerda) acompanha ações da Compensei durante o evento.
Sebrae/MA
Atendida pelo Inova Amazônia, programa de aceleração de startups do Sebrae, a Compensei atualmente vive um momento de crescimento e expansão, consolidando a presença no mercado, ao ampliar a base de clientes e diversificar seus serviços. Para isso, contam muito o investimento em novas tecnologias e metodologias para aprimoramento das soluções de descarbonização, e a busca por parcerias que permitam escalar esse impacto positivo.
“Cada evento é uma oportunidade de mostrar que é possível realizar grandes encontros de forma sustentável, reduzindo o impacto ambiental e inspirando outras organizações a seguir o mesmo caminho. Com a Feira do Empreendedor, não será diferente. Queremos dar o nosso melhor e contribuir para o sucesso do evento”, explica a empreendedora.
A Compensei acabou de ser contratada para atuar na descarbonização da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, já atuando em oito estados do Brasil. “Nossa trajetória tem sido marcada por parcerias estratégicas e um compromisso contínuo com a sustentabilidade”, ressalta.
Para Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae no Maranhão, “é gratificante ver crescendo e alçando novos voos um negócio com perfil inovador, ocupando espaços cada vez mais destacados e crescendo com qualidade, com compromisso social e visão empreendedora”.
Inscrições — Para ter acesso à Feira do empreendedor 2024, visitantes e expositores devem se inscrever no site do evento: feiradoempreendedor.sebraema.com. Nos dias de realização da Feira, o público inscrito deve procurar o setor de Credenciamento do evento, para retirada do crachá. Lembrando que não serão disponibilizadas inscrições antecipadas para as atividades da programação de conhecimento. A participação será garantida por ordem de chegada.
Compromisso com boas práticas de sustentabilidade marcará da Feira do Empreendedor 2024
Sebrae/MA
Realização — A Feira do Empreendedor 2024 é uma iniciativa do Sebrae Maranhão, que tem como patrocinadores já confirmados o Governo do Estado, Prefeitura de Balsas, Ceape, Vale e Senar, e como apoiadores a Fiema (Sesi e Senai), Banco do Brasil e Mix Mateus.