Descargas elétricas com cores fortes iluminaram parte do céu na noite desta segunda (11). Especialistas acreditam que pode ter ocorrido fenômeno chamado ‘sprites vermelhos’. Fenômeno meteorológico causa clarões vermelhos no céu do Recife
Um clarão diferente pôde ser visto no céu do Recife na noite desta segunda-feira (11). Câmeras da TV Globo gravaram o momento em que, por volta das 18h40, descargas elétricas com cores fortes iluminaram parte do céu na capital pernambucana (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Especialistas acreditam que o fenômeno que causou esses clarões podem ser raios conhecidos como “sprites” vermelhos. Trata-se de um evento raro que acontece, geralmente, no mês de março, acima de nuvens de tempestades fortes e podem alcançar até 80 quilômetros de altitude.
“Tem mais nuvens com carga energética. Aí tem mais raios. Os oceanos tendem a ficar mais movimentados. São raios que podem ser [vermelhos] pela coloração do fim da tarde, que é a radiação de onda longa [da luz solar], ou são raios que ocorrem normalmente no topo das nuvens e, pela presença dos elétrons de hidrogênio, adquirem essa cor avermelhada [os ‘sprites’]”, disse a professora de climatologia Cristiana Duarte, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Clarão no céu do Recife foi visto na noite desta segunda-feira (11)
Reprodução/TV Globo
Segundo o coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Cleiton Batista, esses clarões são provocados por relâmpagos.
“Existem vários tipos de relâmpago. Existem relâmpagos que chegam ao solo e existem relâmpagos que ocorrem somente entre as nuvens. A gente tem uma série de poluição luminosa, de partículas suspensas de poeira, e isso dá uma tonalidade meio amarela e alaranjada nesse céu”, explicou o pesquisador.
Casos recentes
No final de fevereiro, clarões de diferentes cores foram vistos no céu em, ao menos, duas noites no Grande Recife. No dia 27, por volta das 23h, uma luz branca apareceu de repente, mudando a coloração do céu, que, por apenas um segundo, ficou claro como se fosse dia.
Um fenômeno semelhante também foi visto em algumas cidades do Grande Recife em outubro de 2014, quando um clarão fez a noite virar dia por alguns segundos. Em 2020, um meteoro que explodiu na atmosfera foi visto no céu do Sertão de Pernambuco, a cerca de 400 quilômetros do Recife.
Em 29 de fevereiro, clarões alaranjados foram vistos em diferentes locais entre a Zona Sul do Recife e o litoral de Jaboatão dos Guararapes. Imagens enviadas ao WhatsApp da TV Globo mostram luzes “piscando” no céu em vários momentos ao longo da noite, a partir das 19h30, deixando moradores intrigados.
Entrevistado pelo g1, o professor Cleiton Batista, que é o coordenador do Observatório Astronômico da Sé, em Olinda, explicou que o primeiro fenômeno foi causado por um meteoro e que o segundo pode ser relâmpago ou um incêndio numa subestação de energia elétrica.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias