Vou poder ir à praia? Restaurantes vão abrir? É feriado para quem faz home-office? Veja respostas para essas e outras perguntas sobre o megaferiadão no Rio. Tire dúvidas sobre o megaferiadão do G20
Começa nesta sexta-feira (15) o megaferiado no Rio de Janeiro para o G20, o encontro das principais economias do planeta.
O Bom Dia Rio foi até o Centro de Operações a fim de tirar algumas dúvidas sobre a folga, criada para facilitar o deslocamento das autoridades.
Haverá alterações no funcionamento da cidade até a próxima quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
As principais: escolas e bancos não vão abrir na cidade toda.
Vou poder ir à praia?
Sim, mas é preciso prestar atenção às mudanças no trânsito. Veja a previsão.
O Aterro do Flamengo — caminho para as praias do Flamengo e da Glória — será o mais afetado. Não haverá área de lazer em nenhum dia do feriado, e o acesso à areia deverá ser feito apenas pelas passagens subterrâneas. Por medida de segurança, as passarelas serão interditadas, e haverá 35 pontos de bloqueio ao longo do parque.
Já nas demais praias da Zona Sul do Rio, a mudança será na proibição de estacionamento em diversos pontos e a suspensão da área de lazer. As pistas estarão livres para o trânsito das delegações.
Lojas vão fechar?
Não. O feriado não contempla o comércio de rua, nem shoppings, nem supermercados. Tudo ficará aberto.
Restaurantes vão fechar?
Também não, todo o setor de bares, restaurantes e padarias ficará aberto todos os dias.
Não vai ter feriado nas zonas Norte e Oeste?
Em parte. Como essas áreas não receberão eventos do G20, indústrias nesses bairros terão expediente normal.
Quem faz home-office terá feriado?
Firmas que permitem trabalho a distância funcionarão normalmente.
Empregados domésticos terão feriado?
Para esse segmento, sim, independentemente da área da cidade.
Trabalho no setor administrativo na minha firma. Folgo?
Será feriado se sua firma ficar na Zona Sul do Rio ou no Centro.
Se eu tiver que trabalhar, recebo como em um feriado?
Sim, quem trabalhar durante terá os mesmos direitos de quando se trabalha em um feriado nacional, com o acréscimo de 100%, ou seja, o dobro da remuneração normal. O empregador pode optar pela compensação de horas, com folga em outro dia, sem prejuízo em sua remuneração.
Os táxis vão rodar em que bandeira?
Dias 15, 18, 19 e 20, como são feriados, táxis vão andar na bandeira 2.
Consultório médico pode funcionar?
Fora da Zona Sul do Rio e do Centro, sim.
O Detran vai funcionar?
Não.
Cartórios vão abrir?
Somente nas zonas Norte e Oeste.
O VLT vai funcionar?
O G20 Social e os shows do Festival Aliança Global vão interferir nos bondes. Veja aqui a programação.
De quinta-feira (14) a sábado (16), das 5h às 17h, a Linha 1 (Terminal Gentileza-Santos Dumont) não realizará serviço de passageiros nas paradas dos Museus, dos Navios e Utopia. Após as 17h, a circulação da Linha 1 será interrompida.
A Linha 3 realizará serviço especial, a partir das 17h, circulando do Santos Dumont até o Terminal Gentileza. Além disso, de 14 a 16 de novembro, a operação da linha será estendida em uma hora. A concessionária recomenda que, para chegar à Praça Mauá, os clientes deem preferência à parada Santa Rita.
As demais linhas – 2 (Praia Formosa-Praça XV) e 4 (Terminal Gentileza-Praça XV) – funcionarão normalmente, das 5h às 23h.
VLT carioca
Alex Ferro/Divulgação
O decreto
Um projeto de lei aprovado na Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes “enforcou” os dias 18 (segunda) e 19 (terça) — quando de fato os chefes de Estado estarão no Rio.
Como tem um fim de semana no meio (16 e 17/11), o megaferiadão vai de sexta, dia 15, até quarta, dia 20.
O megaferiadão não contempla:
comércio de rua;
bares e restaurantes;
padarias;
hotéis, hospedarias e pousadas;
centros e galerias comerciais, bem como shopping centers;
estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas;
pontos turísticos;
empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de imagens, bem como empresas programadoras e de produção de televisão por assinatura;
indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento (APs) 3 (bairros da Zona Norte como Penha, Ramos, Irajá, Madureira, Méier, Pavuna, Maré, Jacarezinho e Ilha do Governador), 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá) e 5 (bairros da Zona Oeste como Bangu, Realengo, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba);
e estabelecimentos que desenvolvem atividades por meio de trabalho remoto.
O texto do decreto, publicado em 23 de outubro e assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), aponta que serviços essenciais também não terão feriado.
Entre os serviços essenciais estão: saúde e segurança, públicos ou privados; transporte público; coleta de lixo e limpeza urbana; serviços funerários; e estabelecimentos atacadistas.
O G20
O G20 é um fórum internacional que reúne as 19 principais economias do mundo, além da União Europeia e, recentemente, a União Africana.
Foi criado em 1999 com o objetivo de promover a cooperação econômica e financeira global e, desde a crise de 2008, expandiu seu foco para incluir discussões com chefes de Estado e Governo sobre temas como mudanças climáticas, desigualdade social e sustentabilidade.
O Brasil é a sede de 2024 e desde o início do ano tem tido eventos em várias cidades, como preparatórios para propostas a serem apresentadas na cúpula, em 18 e 19 de novembro, no Rio.
Entre os líderes globais confirmados estão o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping.
As reuniões oficiais ocorrerão no Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. As atividades paralelas serão realizadas no Museu do Amanhã, na Zona Portuária, discutindo temas sociais e ambientais.