7 de janeiro de 2025

Feriado será de tempo instável e chuva em parte do Maranhão, aponta meteorologia

O tempo começa a mudar a partir dessa quarta-feira (27), onde há previsão de chuva intensa ao longo do dia. Feriado será de tempo instável e chuva em cidades do litoral do Maranhão, aponta meteorologia
Paulo Soares/O Estado
Durante o feriado da Sexta-feira da Paixão até o Domingo de Páscoa, o tempo será instável de chuva no litoral e em algumas partes do Maranhão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
O tempo começa a mudar a partir dessa quarta-feira (27), onde há previsão de chuva intensa ao longo do dia. Todo o litoral do estado está incluído no alerta laranja de chuvas intensas, emitido pelo Inmet.
Com isso, a capital maranhense e os três municípios que fazem parte da Grande Ilha (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), devem sentir os impactos do clima e devem registrar, durante todo o ferido, o tempo instável e céu nublado.
De acordo com o Climatempo, em São Luís, a quinta-feira Santa será de céu encoberto e chuva leve. Já na sexta-feira Santa (29), a previsão é de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
No sábado de aleluia (30), a previsão também é de sol com muitas nuvens e, expectativa de chuva durante o dia e a noite. As temperaturas podem variar entre 23º a 32º.
O domingo de Páscoa (31), também deve ser de chuva em São Luís. Com o risco de 65% de chance de precipitação, há expectativa de pancadas de chuva durante à tarde e a noite. As temperaturas podem chegar a 32º.
Cuidados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, em caso de chuva forte, a população tome alguns cuidados. São eles:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Durante as chuvas, deve-se evitar a manutenção em telhados e cercas elétricas devido ao risco de ser atingido por descargas atmosféricas (raios).
Se estiver na rua, não fique em áreas como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros, locais elevados ou embaixo de postes e fiação elétrica. O recomendado é procurar um abrigo.
Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Em casos de alagamento, procure um local, longe de postes e árvores, e espere o nível da água baixar. Mas, se notar que o carro está sendo arrastado pela água, abandone o veículo e procure um local seguro. Por segurança e após avaliação técnica em áreas alagadas, às vezes, é necessário fazer o desligamento da energia, com o propósito de evitar acidentes envolvendo rede elétrica. Logo que o nível da água baixar, a energia voltará a ser religada com segurança para todos.

Mais Notícias