Este ano terá dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. 2025 chega com mais feriados e muita gente já programa viagens
O ano de 2025 mal começou e já está sendo comemorado pelo setor de turismo no Brasil.
O empresário Luis Roberto da Silva aproveitou as festas de fim de ano e saiu de Pernambuco para visitar parentes em São Paulo. Em 2025, ele pretende viajar mais. Um dos planos é conhecer o trecho do litoral que vai de Jericoacoara, no Ceará, até os Lençóis Maranhenses.
“A gente está se programando, ver os feriados mais longos aí para a gente aproveitar bastante. Feriado é bom para você descansar, repousar e curtir a família, né? Não viver só do trabalho, a gente tem que descansar um pouco”, destaca o empresário.
Esse terá dez feriados nacionais e oito pontos facultativos. Alguns em dias como quinta-feira, o que significa que o brasileiro vai poder emendar com o final de semana e assim conseguir ampliar a folga.
O gerente de contas André Tintilio também quer viajar. Ele e a amiga Silvana, que é argentina, sempre aproveitam as folgas para sair um pouco.
“Irei algumas vezes ao Rio de Janeiro, pretendo também visitar Salvador e também fazer viagens rápidas aqui no entorno de São Paulo mesmo”, diz.
No mundo das agências de viagens existe uma regra: quanto mais distante a data, melhor o desconto. No caso dos feriados, isso também vale. Em uma agência, por exemplo, um voo para Porto Seguro, na Bahia, no Carnaval, já não tem desconto. Agora, se for para a Páscoa, o preço cai em média 10%.
Quem tem experiência nas vendas diz que houve um aumento de 25% na busca por viagens nos feriados.
“Com certeza, a organização com antecedência sempre é a melhor pedida para conseguir melhor preço, melhor oferta, melhores horários, melhor data para você viajar ali no período que você precisa e tem disponibilidade”, destaca a diretora nacional de vendas, Viviane Pio.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens diz que a procura por destinos turísticos e pacotes de curta duração dentro do país é importante para impulsionar a economia regional.
“O turismo gira a economia e ele dá uma empregabilidade enorme porque não é feito de máquinas, ele é feito de pessoas. A gente precisa de pessoas em todos os lugares: segurança, camareira, garçons, guias de turismo, motorista para fazer o receptivo e artesanato”, ressalta Ana Carolina Medeiros, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Agências de Viagens.
“Então, esse aumento da empregabilidade já está previsto e já está acontecendo.”
Regiani Ibanhes está comprando uma viagem para o período do Carnaval junto com o marido e o filho. Mas ela já está programando outros roteiros para aproveitar os feriados.
“Vou para o interior ver minha família. Quatro dias então dá para fazer muita coisa, muita coisa mesmo”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Feriados de 2025 e pontos facultativos: veja o calendário nacional
Quando cai o Carnaval em 2025? Entenda por que a data muda todos os anos
Feriados prolongados devem aquecer o turismo no Brasil em 2025
TV Globo