17 de outubro de 2024

Fernanda Montenegro completa 95 anos; relembre momentos da carreira da atriz

Vencedora do Emmy Internacional, ela é a única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz,
por sua atuação em ‘Central do Brasil’. Fernanda Montenegro completa 95 anos nesta quarta-feira (16). Considerada a grande dama da dramaturgia brasileira, a atriz tem personagens marcantes em mais de sete décadas de carreira. Relembre alguns trabalhos na TV e no cinema:
📺 Novelas
Baila Comigo (1981)
Fernanda Montenegro em Baila Comigo, 1981
Nelson Di Rago/Globo
De acordo com o Memória Globo, Fernanda aceitou o convite de Manoel Carlos para interpretou Sílvia Toledo Fernandes, personagem escrita especialmente para ela, e seu primeiro trabalho na Globo.
Brilhante (1981)
Fernanda Montenegro em ‘Brilhante’
Globo/Divulgação
Fernanda fez sucesso como Chica Newman. Em entrevista ao Memória Globo, ela a definiu como “aquela mulher terrível, rica, horrenda, mau-caráter, todas as distorções que se projeta na gente da alta estirpe”.
Guerra dos Sexos (1983)
Guerra dos Sexos – 1ª versão: Guerra de comida
Participou da cena que entrou para história da teledramaturgia brasileira: a briga entre Charlô (Fernanda Montenegro) e Otávio (Paulo Autran) no café da manhã.
O Dono do Mundo (1991)
Fernanda Montenegro em ‘O Dono do Mundo’, 1991
Acervo/Globo
Ela vive a cafetina de luxo Olga, rival de Constância (Nathalia Timberg), mãe adotiva de Felipe Barreto (Antonio Fagundes). No final da novela, o público descobre que Olga é a verdadeira mãe de Felipe.
Renascer (1993)
Fernanda Montenegro em Renascer, 1993
Jorge Baumann/Globo.
Na primeira versão da novela, Fernanda dá vida à marcante Jacutinga, dona do bordel que acolhe Maria Santa (Patrícia França) como filha.
Zazá (1997)
Fernanda Montenegro como Zazá, mesmo nome da novela que deu voz a pessoas portadoras do vírus do HIV
Reprodução – TV Globo
Na novela que mistura fatos históricos com fantasia, Zazá é a herdeira de Santos Dumont. Preocupada com os futuros dos filhos, ela tenta encontrar um anjo da guarda para proteger cada um.
As Filhas da Mãe (2001)
As Filhas da Mãe: Lulu é laureada com o Oscar
Se Fernanda não conseguiu levar o Oscar em 1999, o mesmo não se pode dizer de Lulu de Luxemburgo. A famosa diretora de arte vence oito vezes o prêmio, mas volta ao Brasil para reconstruir a vida ao lado das filhas.
Belíssima (2005)
Fernanda Montenegro era a vilã Bia Falcão na novela ‘Belíssima’, de 2009
Globo/Kiko Cabral
Bia Falcão é dona da inesquecível frase “pobreza pega, pega como sarna”. Rica, fria e calculista, ela entrou no hall de vilãs que amamos odiar.
Babilônia (2015)
Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em ‘Babilônia’
Reprodução/Globo
Ao lado de Nathalia Timberg, elas formavam um casal Teresa e Estela, que logo na primeira cena da produção se beijava, causando grande repercussão nas redes sociais.
📺Seriados/Especiais
O Auto da Compadecida (1999)
Fernanda Montenegro em ‘O Auto da Compadecida’, de 1999
Globo
Baseada na peça teatral homônima do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, Fernanda assume o manto de Nossa Senhora para produção.
Hoje é Dia de Maria (2005)
Fernanda Montenegro na minissérie ‘Hoje é dia de Maria’
TV Globo
Na fábula infantil, Fernanda Montenegro é a Madrasta que maltrata Maria, menina humilde interpretada por Carolina Oliveira.
Doce de Mãe (2014)
Fernanda Montenegro em Doce de Mãe, 2012.
Fábio Rebelo/Globo.
Dona Picucha é uma animada senhora de 85 anos, que tem uma reviravolta na vida quando Zaida, empregada e amiga, anuncia que vai se casar e se mudar. Pela interpretação, Fernanda Montenegro ganhou o Emmy Awards de Melhor Atriz.
🎞️ Filme
Central do Brasil (1998)
Fernanda Montenegro interpretou Dora no filme ‘Central do Brasil’, de 1998
Divulgação
A lista não poderia encerrar sem a personagem mais conhecida de Fernanda. Dora, a professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1999, a produção foi indicada ao Oscar nas categorias Melhor Filme estrangeiro e Melhor atriz, para Fernanda Montenegro.
O reconhecimento internacional de Fernanda Montenegro após “Central do Brasil”
Leia também:
‘Não dá pra parar, é vocação’, diz atriz Fernanda Montenegro que levou mais de 15 mil pessoas em apresentação no Parque Ibirapuera
Glenn Close diz que Fernanda Montenegro merecia ter ganhado Oscar em 1999

Mais Notícias