23 de janeiro de 2025

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro são primeira dupla de mãe e filha indicadas a Melhor Atriz desde Judy Garland e Liza Minelli


Fernanda Torres foi indicada ao Oscar nesta quinta-feira (23), 26 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro. Fernanda Montenegro no Globo de Ouro de 1999 e Fernanda Torres na premiação de 2025
Reprodução/Youtube
Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz nesta quinta-feira (23), 26 anos depois de sua mãe, Fernanda Montenegro. Essa é a segunda vez na história do prêmio que mãe e filha foram indicadas à categoria principal de atuação; a primeira foi com Judy Garland (“Nasce Uma Estrela”, de 1954) e Liza Minelli (“Cabaret”).
Neste ano, Torres concorre com Mikey Madison (“Anora), Demi Moore (“A substância”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).
Além dessa indicação, “Ainda Estou Aqui” concorre aos prêmios de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. O filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres é o primeiro longa original Globoplay.
Na adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos Direitos Humanos do país após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Mello), pela ditadura militar.
Montenegro não levou prêmio em 1999
Em 1999, o filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, disputou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (hoje, a categoria é chamada de Melhor Filme Internacional). Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz.
Apesar da grande expectativa, já que “Central do Brasil” havia vencido um Globo de Ouro, os prêmios não vieram. Os ganhadores foram:
Melhor Filme Estrangeiro: “A Vida É Bela”, do diretor italiano Roberto Benigni.
Melhor Atriz: Gwyneth Paltrow, pela atuação em “Shakespeare Apaixonado”.
Duplas de mãe e filha indicadas
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro são o quinto par de mãe e filha indicadas ao Oscar. Isabella Rossellini, indicada neste ano à categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, também entrou para a lista ao lado de sua mãe Ingrid Bergman, vencedora de três Oscars.
As outras duplas são Judy Garland e Liza Minelli; Diane Ladd e Laura Dern; Goldie Hawn e Kate Hudson; Janet Leigh e Jamie Lee Curtis. No entanto, exceto por Garland e Minelli, nenhuma das duplas conseguiu indicações por Melhor Atriz.
Caso Fernanda Torres não leve o prêmio, as brasileiras serão a única dupla a não ganhar um Oscar.

Mais Notícias