7 de fevereiro de 2025

Festa do Milho de Itapetininga passa a integrar o Calendário Nacional do Turismo


🌽 Para se ter uma ideia do tamanho da festa, que segue até domingo (9), nesta edição já foram produzidos mais de 26 mil croquetes, quase 14 mil pamonhas, 10 mil sopas de milho e 7.672 bolinhos de frango. Paroquia São Roque promove 36ª Festa do Milho em Itapetininga (SP)
Karina Ricca/Divulgação
A tradicional Festa do Milho de Itapetininga (SP) entrou no Calendário Nacional do Ministério do Turismo. O evento é organizado pela Paróquia São Roque e já está na 39ª edição.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Para se ter uma ideia do tamanho da festa, que segue até domingo (9), nesta edição já foram produzidos mais de 26 mil croquetes, quase 14 mil pamonhas, 10 mil sopas de milho e 7.672 bolinhos de frango. Esses quitutes são os grandes destaques do evento.
Ao todo, mais de 500 voluntários participam da produção e da colheita do milho.
O padre Ivan Soares, da Igreja de São Roque, conversou com o g1 sobre o valor cultural do evento para o município. Ele destacou a tradição da festa, a produção manual e caseira dos quitutes e relembrou a importância da cultura do milho no interior paulista.
Tradicional Festa do Milho é realizada em Itapetininga (SP)
Reprodução/TV TEM
LEIA TAMBÉM:
Confira a programação da tradicional Festa do Milho
Pré-carnaval, verão cultural e mais: veja as atrações culturais na região
João Bosco & Vinícius se apresentam na 39ª Festa da Uva de São Miguel Arcanjo
Para o pároco, essa inclusão no calendário nacional pode impulsionar a festa e os projetos da igreja, atraindo olhares de patrocinadores que podem ajudá-los na produção das festas e em projetos sociais da paróquia. Ele também disse que um dos seus objetivos é colocar o evento na rota do turismo religioso.
A deputada federal Simone Marquetto (MDB), que já foi prefeita de Itapetininga, hoje faz parte da Comissão do Turismo na Câmara Federal e esteve no processo de tramitação para a inclusão da festa no Calendário Nacional do Turismo.
Ela reforçou que essa medida pode trazer benefícios para a economia do município, como a visita de turistas, a movimentação do comércio e o aumento na visibilidade.
A Festa do Milho é realizada ao lado da Paróquia São Roque, na Rua Padre Carlos Regatieri, 71, das 18h às 23h durante a semana, e das 16h às 23h aos fins de semana.
📲 App do milho
Os visitantes da festa podem utilizar um aplicativo que mostra o fluxo de pessoas no evento e também as filas para a compra de fichas. O software, chamado Caixa Livre, foi usado pela primeira vez na edição de 2024, e está disponível também neste ano.
Moradora de Itapetininga desenvolveu aplicativo usado na Festa do Milho
Isabella Oliveira de Camargo/Arquivo pessoal
A designer Isabella Oliveira de Camargo, de 25 anos, fez parte da equipe que desenvolveu o app, e contou ao g1 que o objetivo da tecnologia é ajudar a diminuir o tempo que os visitantes perdem na fila para comprar as fichas. O aplicativo permite que os moradores façam recargas em cartões virtuais ou físicos.
“Lançar ele na festa da Paróquia São Roque, no ano passado, foi também uma experiência super especial para a gente. Todos nós fomos à festa e usamos a solução, foi muito significativo para a gente”, relata.
Isabella explica que o aplicativo funciona por setores: cada um tem uma funcionalidade e os organizadores conseguem acompanhar o andamento deles. Também é possível ter um relatório de vendas e dos cartões usados. O frequentador pode acessar o sistema e usar o aplicativo a partir de um QR Code para evitar filas.
Festa do Milho atrai turistas à região de Itapetininga
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias