Área com dois milhões de metros quadrados tem pontos turísticos que contam parte da história do rodeio no Brasil e outras curiosidades sobre a maior festa sertaneja do país. Conheça cinco pontos para fazer tour cultural pelo Parque do Peão de Barretos, SP
O Parque do Peão em Barretos (SP), onde a maior festa sertaneja do país acontece até domingo (25), é famoso principalmente pela arena. É nela que acontecem os principais shows da Festa do Peão e por onde competidores buscam a vitória nas provas de montaria.
No primeiro fim de semana da festa, famosos como Ana Castela, Simone Mendes, Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Lauana Prado (confira como foram os shows clicando nos nomes dos artistas) se apresentaram e atraíram uma multidão.
Mas o parque com dois milhões de metros quadrados tem outros atrativos. O g1 fez um passeio pelo espaço e conheceu lugares importantes que ajudam o visitante a conhecer um pouco da história da festa de Barretos e do rodeio (veja no vídeo acima).
Abaixo, conheça cinco pontos turísticos para visitar durante o evento.
1.Roseta
Logo na chegada tem a roseta, um dos pontos mais fotografados pelos visitantes. Ela foi construída em 1994 e o nome é uma referência à parte móvel da espora, que tem forma de uma roda estrelada. O símbolo carrega a história do rodeio no brasil, que começou com a montaria em cavalos no interior do país há quase 70 anos.
A Roseta fica na chegada ao Parque do Peão de Barretos, SP
Ricardo Nasi/g1
LEIA TAMBÉM:
Ana Castela diz que carreira evoluiu: ‘Estou com letras mais bonitas’
Edson e Hudson saem do protocolo e misturam hits a ‘festival’ com convidados, Ana Castela e homenagem a Silvio Santos
Matheus & Kauan recebem Ana Castela para feat em show na arena de Barretos
2.Monumento ao Peão
Já dentro do parque o visitante se depara com o monumento ao peão, que chama atenção pelos 27 metros de altura. A estatua foi construída em 2005, quando a festa completou 50 anos, e foi inspirado na grandeza do cristo redentor. A estátua gigante é um cowboy que une elementos da montaria em cavalos. Por causa da ligação com a música sertaneja, ele também ganhou um violão.
A estátua do Monumento ao Peão dá boas-vindas aos visitantes da Festa do Peão em Barretos, SP
Ricardo Nasi/g1
3.Touro Bandido
Estrela da novela “América”, exibida em 2005 pela TV Globo, o touro Bandido era o pesadelo de Tião, peão interpretado pelo ator Murilo Benício. Na vida real, ele era o mais temido pelos competidores e deixava o público sem fôlego ao entrar nas arenas de rodeio. Bandido se aposentou em 2008 após perder apenas uma de mais de 200 provas. Em 2009, ele morreu em razão de complicações de um câncer. Como parte da história do rodeio, o lendário touro foi enterrado no parque do peão, e no local foi erguido um monumento em sua homenagem.
Memorial do Touro Bandido fica no Parque do Peão de Barretos, SP
Ricardo Nasi/g1
4.Monumento ao Cavaleiro das Américas
Em 2012, Filipe Masetti Leite deu início a uma jornada incrível. Acompanhado de três cavalos, ele deixou Calgary, no Canadá, em uma viagem com destino a Barretos. Quase dois anos depois, 16 mil quilômetros percorridos e passagens por 12 países, ele foi recebido com festa na arena do Parque do Peão. Como marco da aventura, Filipe e os cavalos Bruiser, French e Dude viraram estátuas no monumento em homenagem à saga.
O Monumento ao Cavaleiro das Américas no Parque do Peão em Barretos, SP
Ricardo Nasi/g1
5.Memorial do Peão
A história do rodeio do Brasil pode ser conferida no Memorial do Peão, um museu que guarda um acervo com fotos, jornais e revistas com conteúdos que narram a história do rodeio e de vários de seus personagens, como peões, rainhas e artistas. Eles se misturam à criação da Festa do Peão de Barretos. O prédio em formato circular lembra a primeira edição do evento, que aconteceu sob uma lona de circo.
Memorial do Peão guarda parte da história do rodeio brasileiro e fica dentro do Parque do Peão em Barretos, SP
Ricardo Nasi/g1
Leia mais notícias da Festa do Peão de Barretos 2024
Vídeos: Tudo sobre a Festa do Peão de Barretos 2024
m