City Tour a bordo do triciclo e banho de rio estão entre atrativos. Zona Rural de Parintins reserva belezas naturais para os turistas.
Amazonastur
Parintins, situada a 369 quilômetros de Manaus, é uma ilha repleta de encantos culturais, destacando-se pelo Festival de Parintins e por outros atrativos turísticos carregados de história. City tour no triciclo, passeio rural e pôr do sol estão entre os atrativos para quem visita primeira vez a Ilha de Caprichoso e Garantido.
City tour no triciclo
A primeira dica é o famoso City Tour, a bordo do triciclo. Sustentável, charmoso e patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, o triciclo é um dos principais meios de transporte da Ilha da Magia. Uma estrutura de metal, coberta por uma lona que se move pelo guidão de bicicleta, surgiu na década de 80 e, atualmente, é símbolo do município, sendo peça fundamental para fortalecer o turismo local, principalmente durante as apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido.
Com um city tour, o turista pode conhecer a cidade seguindo o roteiro especial montado pelos tricicleiros, que passa pelos principais atrativos da ilha, com conforto e segurança.
O roteiro inclui o Cais do Porto, onde fica localizado o letreiro da cidade, as Igrejas Sagrado Coração e Catedral e o Mercado Municipal.
Em Parintins, os tricicleiros fazem parte de duas associações da classe: a Associação de Tricicleiros de Parintins (ATPIN) e Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP).
Meio de transporte mais popular em Parintins, triciclo ganha as cores azul e vermelho para agradar ambas as torcidas.
Alexandro Pereira/Rede Amazônica
Leia também:
Festival de Parintins começa nesta sexta-feira (28): conheça mais sobre o espetáculo
Festival de Parintins 2024 e eventos de boi-bumbá dominam agenda cultural deste fim de semana no Amazonas
Passeio rural
Além dos encantos culturais, Parintins possui exuberantes belezas naturais, sendo uma delas a Comunidade do Maranhão, localizada na zona rural da cidade. Banhada pelo rio Uaicurapá, a comunidade é ideal para se refrescar no calor do verão de Parintins.
Com 800 moradores, a localidade tem uma bela vista para o rio, oferecendo tranquilidade e uma vista para renovar as energias durante a correria do festival. O visitante pode ainda aproveitar para conhecer o restaurante da Peta, que oferece saborosos pratos regionais.
Na comunidade, os turistas também podem visitar a Associação de Produtores do Maranhão (Aspromar), onde é possível comprar presentes regionais que remetem às belezas da Amazônia.
O acesso à Comunidade do Maranhão é feito somente por via fluvial em lanchas rápidas, que saem da Marina Menina, em Parintins, com trajeto de aproximadamente 30 minutos.
Pôr do sol
O pôr do sol é um atrativo à parte. O espetáculo diário, que colore o céu azul da Ilha Tupinambarana em tons avermelhados, oferece uma experiência turística única e é uma das indicações da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).
A praça São Benedito, localizada na rua São Benedito, é um dos melhores pontos da cidade para fotografar e apreciar o pôr do sol. A vista ampla da praça permite um panorama espetacular do céu se transformando em uma paleta de cores quentes.
Beirando o rio Amazonas, a Praça do Cristo Redentor – Praça Digital é um dos belos cartões postais de Parintins. Conhecida por sua localização privilegiada na rua Caetano Prestes, área central da cidade, a praça oferece uma vista deslumbrante do pôr do sol, refletindo nas águas do rio e criando uma cena inesquecível.
Praça Digital é um dos pontos turísticos de Parintins
Amazonastur
Carregado de valor histórico, a Igreja Sagrado Coração de Jesus combina a beleza natural com a serenidade do ambiente, proporcionando um cenário perfeito para contemplar o pôr do sol em Parintins. A igreja fica situada na rua Silva Campos, no Centro.
Do lado Caprichoso de Parintins, o Piér Caçapava é uma indicação para quem quer tirar fotos do pôr do sol no lado azul da ilha. O local tem uma estrutura charmosa, localizada no Centro de Parintins, onde é possível o torcedor do boi Caprichoso contar com um cardápio diverso de comidas e bebidas e apreciar a vista.
E para quem é perrexé, a casa do empresário paulista e compositor do Garantido, Sandro Putinok, também conhecido como Paulista, é o lugar ideal. Localizada no bairro São Benedito, a casa fica de frente para o rio, onde foi construído um píer com uma estátua do boi Garantido e outra estátua do compositor, construído após o seu falecimento.
O local é público e gratuito e os apaixonados pelo touro branco podem aproveitar o píer especial para tirar fotos especiais no pôr do sol.
Mais roteiros
Mercado Municipal Leopoldo Neves
Endereço: Rua Benjamin da Silva – Centro, Parintins
Funcionamento: Todos os dias, das 5h às 22h
Entrada: Gratuita
Porto de Parintins
Endereço: Rua Vieira Júnior, 51-89 – Centro
Funcionamento: Segunda-feira a Sábado, das 8h às 18h
Entrada: Gratuita
Letreiro “Eu Amo Parintins”
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1904 – Centro
Funcionamento: Todos os dias
Entrada: Gratuita
Central de Artesanato Soarte
Endereço: Centro, Parintins
Funcionamento: Segunda a Sábado, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita
Catedral Nossa Senhora do Carmo
Endereço: Av. Amazonas – Centro, Parintins
Funcionamento: A igreja abre todos os dias para missas.
Entrada: Gratuita
Praça Digital
Endereço: Rua Caetano Prestes, 1 – Centro, Parintins
Funcionamento: Todos os dias
Entrada: Gratuita
Balneário Cantagalo
Endereço: Comunidade do Aninga, zona rural de Parintins
Funcionamento: Todos os dias, das 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Curral Zeca Xibelão – Caprichoso
Endereço: Rua Gomes de Castro, 685 – Centro, Parintins
Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 19h
Entrada: Gratuita
Cidade Garantido
Endereço: Estrada Odovaldo Novo, 4015 – São José, Parintins
Funcionamento: Segunda-feira a Sábado, das 8 às 00h
Entrada: Gratuita
Pôr do sol em Parintins é um espetáculo a parte para os visitantes
Gato Jr./Rede Amazônica
Vídeos mais assistidos do Amazonas