É a primeira vez que a capital paraense recebe festival, que também passa por outras capitais brasileiras. Layse e os Sinceros
Divulgação
Belém será palco, entre os dias 2 e 5 de maio, da quarta edição do Festival Feminino, focado no protagonismo de mulheres na música instrumental. É a primeira vez que o evento totalmente gratuito é realizado na capital paraense.
A edição especial instrumental passa por outras três capitais do Brasil: São Luís (MA) de 9 a 11 de maio, Vitória (ES) de 17 a 19; e São Paulo (SP) de 21 a 26 de maio.
A programação é gratuita, e oferece ao público shows com instrumentistas do cenário nacional, grupos locais e DJs. Além da música, traz intervenções poéticas, performances, artes visuais com VJs e sessões de cinema, com mostras de filmes com protagonismo feminino e que dialogam com os temas do festival.
A música instrumental no Festival Feminino 2024, em Belém, vem representada pelos shows de Lívia Mattos, da Flaira Ferro: Projeto Verê e também das artistas locais Tamboiara Amazônia e Layse e as Sinceras, com participação especial de Leona Vingativa.
Feminino no instrumental
Desde 2018, o Festival Feminino se propõe a ser mais uma plataforma de avanço nas pautas de igualdade de gênero e respeito à diversidade, buscando criar outras representatividades em cenários ainda predominados por homens, como é o da música instrumental.
”Foi olhando para este cenário especificamente que o Festival trouxe esta edição especial, que busca apresentar um recorte de mulheres que têm mudado essa realidade ao lançar carreiras e projetos maravilhosos dentro da música instrumental”, compartilha Débora Ribeiro, idealizadora e organizadora do festival, ao lado de Dani Godoy, sócias na Ninas Agência Cultural.
Programação
A edição promove atividades onde o público pode também contribuir, participando, como é o caso das rodas de conversa sobre assuntos variados, já habituais no festival. A programação também conta com feiras criativas, um espaço para evidenciar e fomentar a produção de trabalhos femininos.
As feiras criativas serão a Feira Feminina Amazônia, em Belém; e em São Paulo, onde será realizada em parceria com a Feira das Deusas. A Feira Feminina Amazônia inicia a partir das 11h, no sábado e no domingo.
A gastronomia é uma das novidades deste ano, que entra na programação com o objetivo de promover talentos e iniciativas do feminino que atuam neste segmento, em cada uma das cidades onde o evento acontece.
Apresentações:
A programação em Belém inicia com cinema nos dias 2 e 3. Os shows e demais atividades são no fim de semana, com atrações musicais de outras regiões e artistas locais, além de projeções, sempre antecedidas por performances.
Sábado (4), Flaira Ferro: Projeto Verê, novo projeto que traz a artista acompanhada por banda de instrumentistas de frevo, e show de abertura da Tamboiara Amazônia, com projeções da Mhorgana. A discotecagem fica por conta da DJ Shayra Brotero e a performance poética com Priscila Cobra. A roda de conversa no sábado será sobre ‘Mulheres na Política’, com as convidadas: Lorena Saavedra, Lívia Noronha, Vivi Reis, Bia Caminha e a Bancada Mulheres Amazônidas.
Domingo (5), Lívia Mattos: se apresenta e terá show de abertura com Layse e as Sinceras com participação especial de Leona Vingativa, as projeções serão da VJ Bella Reis. A DJ do dia será Jack Sainha e a performance poética com Suellen Corrêa. A roda de conversa no domingo traz o tema ‘A Criatividade Econômica em uma Amazônia Ancestral e Futurista’, com as convidadas: Moara Tupinambá, Fogoyó, Mestra Deia (Iacá) e Luciana Porto.
Manifesto
A cada edição do Feminino é evidenciado um tema para reflexão e que norteia ações no festival. O Manifesto 2024 do Festival Feminino é o ‘Corpo Liberto’, assinado pela artista Assucena.
A mensagem destaca a caminhada feminina pela liberdade de simplesmente ser, numa sociedade ainda presa em princípios, estereótipos e padrões que reprimem e limitam as mulheres.
O Festival Feminino 2024 é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, realização da Ninas Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Em Belém, a realização é pela Fundação Cultural do Estado do Pará, com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via lei federal de incentivo à cultura.
SERVIÇO
4º Festival Feminino, Feminino Instrumental, em Belém
Datas: 2, 3, 4 e 5 de maio
Horário: 10h (quinta e sexta-feira) e a partir das 11h (sábado e domingo)
Local: Fundação Cultural do Estado do Pará – Av. Gentil Bitencourt, 650, Nazaré – Belém, PA
Entrada gratuita livre (ingressos distribuídos apenas para o cinema, no local)
Mais informações pelo perfil do festival no Instagram ou pelo site.