O evento, que é um dos mais importantes do cinema brasileiro e um dos mais tradicionais do calendário cultural maranhense, será realizado até o dia 14 de junho. Festival Guarnicê de Cinema em São Luís
Divulgação
Começa, nesta sexta-feira (7), o 47ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que irá exibir mais de 200 filmes inéditos no Maranhão. O evento, que é um dos mais importantes do cinema brasileiro e um dos mais tradicionais do calendário cultural maranhense, será realizado até o dia 14 de junho.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Nesta edição, o festival realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), completa 47 anos.
47ª edição do Festival Guarnicê de Cinema: confira lista de filmes maranhenses selecionados para premiação
A abertura do festival ocorre na sexta, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol – Centro), a partir das 19h. Os 550 ingressos reservados para o público serão disponibilizados por meio do Sympla. O festival solicita a doação de um quilo de alimento não perecível por bilhete. Os alimentos arrecadados serão doados para o programa Mesa Brasil, do SESC.
A cerimônia de abertura contará com homenagens às atrizes Bete Mendes e Zahy Tentehar, apresentação cultural com o Grupo Lamparina e exibição do filme “Estranho Caminho’’, dirigido por Guto Parente. A classificação indicativa é 14 anos.
Para o restante da programação do festival, não será preciso reservar ingressos. Basta chegar ao local de exibição com antecedência e retirar o bilhete gratuitamente.
Veja a programação completa.
Programação presencial e online
Pelo quinto ano consecutivo, o Festival Guarnicê será realizado em formato híbrido, ou seja, o público poderá acompanhar a programação presencialmente em São Luís e virtualmente por meio da plataforma de streaming do site guarnice.ufma.br e do aplicativo Cine Guarnicê, disponível para Android ou IOS.
Em São Luís, as exibições do Guarnicê serão realizadas em quatro espaços. As cerimônias de abertura e encerramento ocorrem no Teatro Arthur Azevedo; o Teatro Napoleão Ewerton – SESC recebe as mostras paralelas Guarnicêzinho e Jovem e a mostra competitiva “Faz Todo Sentido’’, acessível para pessoas com deficiência auditiva e visual.
As mostras competitivas de filmes nacionais e maranhenses ocorrem no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga) e o CineSesc Deodoro receberá a Mostra Universitária e a mostra paralela Cinema Não Tem Idade.