O evento reúne autores, oficinas, apresentações musicais e culturais em Pipa, com atividades gratuitas para o público até sábado (16). Zezé Mota é uma das atrações do Flipipa
Divulgação
O Festival Literário da Pipa (FLIPIPA) inicia nesta quinta-feira (14) sua oitava edição, com uma programação que inclui mesas literárias, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais. O evento ocorre até o sábado (16), na Praça do Pescador, com entrada gratuita.
A Tenda dos Autores, local onde acontecem as mesas literárias, receberá debates sobre temas como biografias, romance, ficção, cangaço, ancestralidade, linguagens e a obra de Câmara Cascudo.
Autores renomados, como Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior, Lira Neto, Adriana Negreiros, José Luís Peixoto, Ronaldo Correia de Brito, entre outros, participam dos debates a partir das 18h30.
Além das mesas, o festival irá promover o “Conversas FLIPIPA”, com discussões sobre linguagens literárias, transversalidade e oficinas. As atividades acontecem durante o dia na Tenda dos Autores e em hotéis da região, como Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça e Bupitanga.
A programação das conversas inclui oficinas de Miguel Carcará sobre rimas na poesia de Zila Mamede, contação de histórias com Andreia Clara Galvão e apresentações musicais de Dudu Galvão, entre outros.
Além disso, o “Conversas FLIPIPA” contará com a participação de escritores e artistas como Regina Azevedo, Marcos Guerra, Tiago Landeira, Rafael Barros e Dudu Galvão.
O evento também contará com o Bibliosesc, biblioteca móvel do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte, que estará disponível para o público com um acervo literário variado.
Entre as atrações culturais, a Orquestra Guaraíras se apresenta na sexta-feira (15), e um cortejo cultural, com início no Construpipa, percorrerá as ruas de Pipa até a Praça do Pescador.
O FLIPIPA também terá lançamentos de livros, como Na Contra Mão, de Falves Silva, além da presença de editoras e sebos.
A Editora da UFRN marcará presença com um estande e o lançamento do livro Dona Militana: Tradução Estética de Narrativas da Romanceira Potiguar, de Ângela Almeida.
Veja a programação completa:
Quinta-feira (14)
Tenda dos Autores
18h30: Mesa Literária com Zezé Motta, Itamar Vieira Júnior, Lira Neto, Adriana Negreiros e outros autores.
Conversas FLIPIPA
9h: Oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede” com Miguel Carcará (Tenda dos Autores)
14h: Oficina de Andreia Clara Galvão sobre contos de cartas no livro Cartas da Praia, de Hélio Galvão (Tenda dos Autores)
16h30: Apresentação musical de Dudu Galvão com foco na obra de Caetano Veloso (Pousada Bicho Preguiça)
Sexta-feira (15)
Tenda dos Autores
18h30: Mesa Literária com Ronaldo Correia de Brito, José Luís Peixoto, Vicente Serejo, Humberto Hermenegildo, entre outros.
Conversas FLIPIPA
9h: Oficina “Adaptando Literatura para Quadrinhos com Câmara Cascudo” com Marcos Guerra (Tenda dos Autores)
17h: Oficina “Rimas na poesia de Zila Mamede” com Miguel Carcará (Hotel Bupitanga)
17h30: Apresentação da Orquestra Guaraíras (Tenda dos Autores)
Cortejo Cultural
Início às 17h, no Construpipa, com chegada na Praça do Pescador.
Sábado (16)
Tenda dos Autores
18h30: Mesa Literária com André Tessaro, Onofre Jr, Manoel Onofre Neto, Thiago Gonzaga, Alessandra Augusta e outros.
Conversas FLIPIPA
9h: Oficina “Lendo e Escrevendo com Poetas Nordestinas” com Regina Azevedo (Tenda dos Autores).
16h30: Apresentação musical “Os Chicos/80” com Tiago Landeira e Rafael Barros (Hotel Sun Bay).
16h30: Poesia e Canção Contemporânea Potiguar com Alexandre Alves e Dácio Galvão (Hotel Pipa Lagoa).
O evento reúne autores, oficinas, apresentações musicais e culturais em Pipa.
Divulgação