Ao g1, Pedro Sampaio conta como idealizou projeto com Luísa Sonza. Evento arrecadou R$ 8,2 milhões para vítimas das enchentes no RS e recebeu 40 artistas: ‘Não vi nada de ego ali’. Luisa Sonza e Pedro Sampaio no Salve o Sul
Marcos Hermes/Divulgação
Realizado na sexta-feira (7) e no domingo (9), o festival Salve o Sul reuniu mais de 40 artistas e arrecadou R$ 8,2 milhões só com a venda de ingressos. Toda a renda do evento no Allianz Parque, em São Paulo, foi revertida para as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul.
A ideia do evento veio da cabeça de Luísa Sonza, mas contou com participação constante de Pedro Sampaio, que ajudou a amiga a produzir e ser mestre de cerimônia do festival.
“Fiquei lá de 8h da manhã até meia noite. A gente entrava e saia o tempo inteiro no palco. E fora dele, a gente falava, tocava, recebia cada artista”, diz Pedro Sampaio ao g1.
Tudo começo com dois grupos de WhatsApp
O projeto começou com um grupo de WhatsApp criado por Luísa Sonza. “Ela começou a chamar várias pessoas da música e do entretenimento, assim que começou a catástrofe”, Sampaio conta ao g1.
Entre tantas ideias, ela falou sobre um evento. “Eu chamei no privado e falei: ‘Lu, vamos fazer o festival’. A partir daí, fizemos outro grupo só com as nossas equipes para fazer acontecer do zero. Não tinha nada, tinha só essa ideia.”
Luísa, Pedro e seus times de produção começaram a ir atrás de um lugar para fazer o evento. “A gente começou a procurar estádios, clubs, sei lá”, ele enumera. Pedro lembra que foi preciso ainda encontrar equipes técnicas que fizessem o trabalho de iluminação, som e toda a parte de estrutura de graça. “A coisa caminhou dia após dia”, ele resume. “Aí, ela falou com Luciano Huck e conseguiu a transmissão da Globo.”
A partir da confirmação da transmissão, os sertanejos dos Amigos entraram no projeto. Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo se interessaram de primeira pela ideia, conta o DJ. “A gente não tinha ainda um lugar confirmado e o Allianz Parque já teria um show beneficente com os Amigos”, explica.
“O Salve o Sul nasceu comigo e com a Luisa se uniu com os Amigos e virou uma coisa só. Eu não vi nada de ego ali, tudo fluiu com verdade e com pureza.”
Luisa Sonza acompanha show do “Amigos” no Salve o Sul
Marcos Hermes/Divulgação
Pedro e Luísa pegaram a agenda de contatos, com ajuda de suas equipes, e saíram convidando geral para o line-up. “A gente deve ter convidado uns 80 artistas”, contabiliza. “Quem não foi não é necessariamente porque não quis. Há milhares de outras questões… agenda, compromissos.”
De repente, os dois notaram que tinham “um batalhão de artistas”. Mais de 40 acabaram aparecendo no estádio e eles tiveram que discutir qual seria o formato. “Poderia ser participação, pocket show, shows grandes. Mas a galera da Globo entrou para entrar com a ideia de dinâmica para a televisão.”
No backstage, Pedro experimentou chimarrão pela primeira vez, mesmo no meio de tanta correria. “Foi um cross de cultura muito especial”, resume.
“O festival acontecer nesse momento foi importante para manter esse assunto e jogar luz nessa situação e mostrar que agora assim que o Rio Grande do Sul precisa de apoio, visibilidade e doação. é o momento de ver o tamanho da catástrofe com as pessoas voltando para suas casas.”
“Fiquei emocionado no backstage em vários momentos pela pluralidade artística, pela riqueza, por essa característica de se abraçar. O símbolo do Salve o Sul é um abraço e eu senti isso, um abraço dos artistas”, compara.
VÍDEO: Como foi o festival Salve o Sul
Festival “Salve o Sul” reuniu 40 artistas
No total, ao longo dos dois dias de evento, o festival reuniu um público de 47.381 pessoas. Na sexta-feira (7), quando Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano e Leonardo se reuniram para a apresentação do show Amigos, foram 26.193 pessoas.
Já no domingo (9), o público presente foi de 21.188 pessoas. Na ocasião, Luisa Sonza e Pedro Sampaio comandaram uma grande festa no palco, reunindo vários artistas como Junior, Xamã, Ludmilla, Gloria Groove, Juliette, Lexa, Menos é Mais, entre outros artistas.
FOTOS: Festival Salve o Sul
Luisa Sonza agradece quem topou ‘entrar nessa loucura’ do Salve o Sul com ela e afirma que arrecadou milhões em festival
Reprodução/Instagram
Ludmilla no Salve o Sul
Marcos Hermes/Divulgação
Gloria Groove no Salve o Sul
Marcos Hermes/Divulgação
Xamã no Salve o Sul
Marcos Hermes/Divulgação
Luisa Sonza no Salve o Sul
Marcos Hermes/Divulgação
Nos bastidores, Luisa Sonza entre Luciano, Chitãozinho, Leonardo, Zezé Di Camargo e Xororó
Marcos Hermes/Divulgação