17 de janeiro de 2025

Filhos de Pelé celebram primeira década de museu do Rei do Futebol no litoral de SP

Edinho e Flávia Arantes estiveram em evento de comemoração em Santos (SP). Edinho esteve na cerimônia de comemoração ao Museu Pelé, em Santos (SP)
Divulgação/Prefeitura de Santos
O Museu Pelé celebra a primeira década de história em Santos, no litoral de São Paulo. Por conta disso, dois filhos do Rei do Futebol, Flávia e Edson Nascimento, o Edinho, estiveram no local para participar da cerimônia. A comemoração contou com uma nova exposição, um aplicativo interativo de realidade aumentada, mais acessibilidade e parcerias com o Santos Futebol Clube.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Além dos filhos de Pelé, o evento realizado na sexta-feira (14) também contou com a presença dos companheiro do Rei dentro de campo, como Clodoaldo, Lima e Manoel Maria, assim como outros ex-atletas e autoridades.
Durante a cerimônia, Edinho enfatizou a missão de manter a memória de Pelé cada vez mais viva. “Prometo que esse museu vai ser conhecido pelo mundo inteiro e vai se tornar a maior atração da nossa cidade, com muito orgulho e com muito prazer”, afirmou ele, em nota divulgada pela prefeitura.
Flávia Arantes também comemorou os dez anos do Museu Pelé.
Reprodução/Redes sociais e Divulgação/Prefeitura de Santos
Exposição
O evento de aniversário do museu marcou a abertura da nova exposição temporária assinada pelo artista Luis Bueno. Nomeada ‘Love, Love, Love’, ela é composta por dezenas de obras lambe-lambe e cartazes ‘instagramáveis’, que retratam Pelé beijando diversas personalidades e personagens.
A mostra foi inspirada na despedida do Rei dos gramados, nos Estados Unidos, quando fez um discurso usando a palavra “amor”, em inglês, três vezes, em 1977. Depois, o Atleta do Século ainda encontrou o pugilista Muhammad Ali, onde ambos trocaram beijos no rosto, em reverência mútua.
“O Pelé traz também uma mensagem de amor. Acho que a imagem dele abraçando e beijando tem muito disso. Eu gostaria que as pessoas tivessem um pouco dessa sensação”, explicou o artista.
Para Flávia, a exposição traduz um lado importante do pai. “Tudo que diz respeito ao meu pai, que sempre foi um cara atento, atemporal, à frente do tempo. O museu reflete toda a história dele e a exposição do Bueno é algo supermoderno, que fala de arte, que fala de cultura, que fala de educação”.
A curadoria da exposição foi realizada pelo artista, pela equipe do Museu Pelé e por Ney Caldatto, enquanto a montagem teve a colaboração da Prefeitura Regional do Centro Histórico.
Nova exposição temporária está disponível no Museu Pelé
Divulgação/Prefeitura de Santos
Novidades
Conforme divulgado pela prefeitura, entre as novidades do museu está um aplicativo de realidade aumentada fruto de uma parceria com a empresa Criando Valor. Disponível gratuitamente nas plataformas para Android e iOS, o ‘Caça Bola’ tem como objetivo divertir os visitantes.
Ainda de acordo com o município, os participantes vão usar os próprios celulares para procurar dez bolas virtuais, que fazem referência às várias fases da carreira de Pelé espalhadas pelo museu. Ao localizar todas, o aplicativo gera um filtro para que o visitante faça uma selfie comemorativa.
Além disso, o Museu Pelé promete aumentar a acessibilidade com a instalação de uma ferramenta em parceria com a Central Municipal de Mediação em Libras. Por meio de um QR Code, os visitantes serão direcionados ao YouTube, onde poderão acessar vídeos em Libras e com recursos de legenda apresentando informações sobre as exposições.
Aplicativo de realidade aumentada é novidade no Museu Pelé
Divulgação/Prefeitura de Santos
Parceria com Santos FC
O Museu se uniu ao clube para atrair mais turistas por meio de ações de marketing. Segundo a prefeitura, serão várias iniciativas conjuntas para divulgação mútua.
Em outra parceria com o clube da Vila Belmiro, os alunos da rede municipal, de até 15 anos, vão disputar, entre agosto e setembro, a Copa Museu Pelé de Futebol, nos campos do CT Meninos da Vila.
Projeto
Com o objetivo de garantir que as próximas gerações conheçam e nunca esqueçam dos feitos de Pelé, a Prefeitura de Santos lançou o projeto ‘Educação em Campo’. Por isso, alunos de jornada ampliada da rede municipal de ensino realizarão visitas ao museu semanalmente.
Museu Pelé completa dez anos de história em Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos
Museu
Inaugurado em 15 de junho de 2014 como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo Fifa realizada no Brasil, o Museu Pelé recebeu aproximadamente 490 mil pessoas ao longo da história.
No equipamento, estão expostos documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal do ‘Atleta do século 20’, além de áudios, filmes, fotos e textos sobre a história dele.
O museu fica no Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo. Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. A entrada é gratuita.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias