18 de janeiro de 2025

Filhote de anta é resgatado próximo a colheitadeira em plantação de milho em MT

Segundo o corpo de bombeiros, o filhote deve permanecer sob cuidados das equipes já que está em fase de amamentação. Filhote de anta é resgatado próximo a colheitadeira em plantação de milho em MT
Um filhote de anta foi resgatado perdido em uma plantação de milho no município de Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, nesta terça-feira (18). Um vídeo mostra o filhote calmo, resgatado em um carro. (Veja acima)
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
A anta é o maior mamífero herbívoro do Brasil. O filhote nasce listrado para se camuflar, acompanhando a mãe o tempo todo durante 18 meses a 2 anos.
O seu Dionísio Bonademan, que trabalha como colhedor de milho, percebeu que o animal se aproximava da colheitadeira, equipamento agrícola destinado à colheita de lavouras, e resolveu resgatar o filhote.
“Ela tá perdida! Se aproximou da colheitadeira e daí eu peguei para não deixar ela morrer”, disse.
Plantação de milho em que o filhote foi resgatado
TVCA
O colhedor colocou o filhote no carro e levou até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que o orientaram para que levasse o animal até o corpo de bombeiros do município, em que as equipes estão acostumadas com o resgate de animais silvestres.
Ao g1, o corpo de bombeiros do município disse que o filhote permanece sob cuidados das equipes já que está em fase de amamentação e as equipes procuram por um local ideal para o animal.
LEIA MAIS:
Inteligente, herbívora… Conheça curiosidades sobre a anta, maior mamífero terrestre da América do Sul
VÍDEO: tamanduá-bandeira é resgatado depois de cair em lagoa de decantação em Cuiabá
🌳A Anta
A anta Pitanga, agora com dois anos, foi transportada para o novo recinto, onde irá viver, no Parque Sesc Baía das Pedras.
Divulgação/Sesc Pantanal
Conhecida como a jardineira da floresta, a anta derruba sementes por onde anda, ajudando no crescimento e desenvolvimento da diversidade de plantas.
De acordo com o Centro de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a perda, fragmentação de habitat, atropelamentos e caça estão entre as principais causas para as ameaças sofridas pela espécie, caracterizada como vulnerável na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Ainda conforme as informações do centro, a anta está contemplada no Plano de Ação Nacional dos Ungulados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp

Mais Notícias