Espécie é peçonhenta e, mesmo jovem, já tem veneno. Réptil estava em meio a cobertores usados por cachorros, que não ficaram feridos. Filhote de jararaca é encontrado em meio a cobertores em Jaraguá do Sul, SC
Um filhote de jararaca foi encontrado em meio a cobertores usados por cães de uma casa em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O réptil, que é peçonhento, foi resgatado e ninguém ficou ferido.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O caso ocorreu no bairro Amizade no início da semana. O resgate foi feito pelo biólogo Christian Raboch, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).
Filhote de jararaca é resgatado em meio a cobertores em Jaraguá do Sul, SC
Reprodução/Christian Raboch
Quando ele chegou, os moradores da casa já tinham conseguido colocar um recipiente pesado sobre a cobra. Com o pé, o biólogo conseguiu levantá-lo e pegar o animal usando um equipamento conhecimento como gancho.
Depois, a jararaca foi colocada em um balde para ser solta depois.
Os cães que dormem nos cobertores não foram picados e não ficaram feridos. O biólogo esclareceu que, mesmo filhote, a jararaca tem veneno suficiente para picar uma pessoa e o paciente precisar ir ao hospital.
Filhote de jararaca resgatado em Jaraguá do Sul
Reprodução/Christian Raboch
O que fazer em caso de picada?
não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
Onde ligar
Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros podem ser esclarecidas com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias