Animal deve aguardar que o Ibama ou outro órgão responsável providencie sua remoção do município ou inicie um processo de reabilitação para sua futura soltura na natureza. Filhote de onça-pintada é resgatado de família em Santo Antônio do Içá
O filhote de onça-pintada “Golias”, que era mantido como “pet” por uma família, voltou nesta quarta-feira (5) para a casa onde era criado em cativeiro após ser resgatado na terça-feira (4) em Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas. Ele aguarda que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou outro órgão responsável providencie sua remoção do município. As informações são da prefeitura da cidade.
Após o resgate, o animal foi levado à sede da Defesa Civil e recebeu atendimento veterinário. Não há informações sobre como ele foi capturado.
Segundo o Ibama, um veterinário do município avaliou o filhote e constatou que ele estava saudável e com comportamento dócil. No entanto, como não há estrutura adequada na cidade para abrigá-lo, a onça precisou ser devolvida à família enquanto o Ibama busca uma solução para sua remoção.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
“Representantes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estão buscando um local para acolhimento temporário do animal. Um dos desafios é o traslado, já que o município fica a 880 quilômetros de Manaus e não possui aeroporto próximo. A ideia é articular parcerias com instituições especializadas para realizar o transporte com segurança, preferencialmente por via aérea”, informou o Ibama.
Se houver viabilidade para reabilitação, será implantado um programa de longo prazo para preparar o animal para a vida na natureza e sua futura soltura.
Apesar da declaração do Ibama, Santo Antônio do Içá tem um aeroporto, que inclusive está na lista do Governo Federal para leilão.
Filhote de onça-pintada criado como ‘pet’ por família no AM