O Fórum Eleitoral de Santarém, oeste do Pará, abriu em horário especial para permitir que eleitores regularizassem suas pendências eleitorais antes do prazo final de 8 de maio. O Fórum ficou lotado por pessoas em busca de regularização junto à Justiça Eleitoral
Cleber Vasconcelos/TV Tapajós
Durante amanhã deste domingo (28), o Fórum Eleitoral de Santarém, oeste do Pará, registrou uma movimentação intensa de eleitores. Muita gente, de várias regiões, aproveitou o horário especial de funcionamento para se regularizar junto à Justiça Eleitoral. Com o prazo final se aproximando em 8 de maio, o fórum também vai abrir na quarta (1º) feriado do Dia do Trabalhador. Isso deve facilitar a regularização eleitoral, alistamento e transferência de títulos.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O objetivo da abertura excepcional nos finais de semana e feriados é evitar as longas filas que costumeiramente se formam nos últimos dias do prazo. Segundo o Núcleo de Atendimento ao Eleitor, a emissão da primeira via do título de eleitor foi um dos serviços mais requisitados, especialmente por jovens que precisam iniciar a carreira militar e necessita do documento eleitoral.
A eleitora Rosa Maria Da Silva aproveitou o fim de semana para transferir seu título de eleitor. “O procedimento foi rápido. Eu não tenho tempo durante a semana, então essa abertura no fim de semana ajudou muito. Vim transferir meu título de outro estado para cá. Foi bem tranquilo e o atendimento está excelente”, explicou Maria.
Rosa Maria Da Silva aproveitou para regularizar o titulo de eleitor
Cleber Vasconcelos/TV Tapajós
Além de facilitar a vida de quem trabalha ou estuda durante a semana, ter o título de eleitor atualizado é essencial, não apenas para votar, mas também para outras obrigações civis. “Quando a gente vai procurar emprego, por exemplo, eles pedem o título atualizado para confirmar que estamos morando no estado. É muito importante ter essa documentação regularizada,” acrescentou Maria.
Com essas iniciativas, o Fórum Eleitoral de Santarém espera que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto conscientemente nas próximas eleições, contribuindo para as decisões políticas do país.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região