Previsão é que a frente fria formada no Sul do país chegue à região nesta quinta-feira (21) provoque consequências, como temporais e ventos fortes. Fim do calorão: Frente fria provoca chuva e derruba temperaturas em mais de 10°C no Vale e Litoral Norte
Léo Nicolini/g1
O calorão que atinge o Vale do Paraíba, Litoral Norte e região bragantina desde a última semana deve ter seu último dia nesta quinta-feira (21), quando está prevista a chegada de uma frente fria. Ela deve provocar chuvas intensas e derrubar as temperaturas em até 13°C na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Defesa civil emite alerta de tempestade, com raios e ventos fortes na região
Ainda nesta quinta, as máximas podem chegar a 33°C em Taubaté, 34°C em São José dos Campos, 36°C em Ubatuba e 40°C em Caraguatatuba. Isso ainda por conta do sistema que alta pressão que vem atuando na região e devido a uma massa de ar quente empurrada pela própria frente fria.
Na sexta-feira (22), porém, a tendência é de queda de até 13°C nos termômetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Taubaté e São José têm máxima de 24°C, enquanto Ubatuba pode ir a 29°C e Caraguatatuba a 27°C.
LEIA TAMBÉM:
Vale e região podem ter temporais e ventos de até 100 km/h nos próximos dias
Marinha emite alerta para ondas de até 3 metros de altura no Litoral Norte
Saiba como será o outono nas cidades da região
Chuvas e ventos fortes
Além da queda nas temperaturas, a previsão é de chuvas e ventos fortes já a partir desta quinta-feira (21). A condição é provocada pela frente fria, que vem do Sul do país.
Vento em Caraguatatuba
Marcos Paulo da Silva/Vanguarda Repórter
O primeiro alerta emitido pelo Inmet, de nível laranja (o segundo de maior risco da escala) é válido para todas as cidades da região e se estende até a noite desta quinta.
Estão previstas chuvas de 50 e 100 milímetros em um período de 24 horas, além de ventos com velocidade entre 60 e 100 quilômetros por horas. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, e alagamentos.
A partir de sexta-feira (22) a situação é ainda mais alarmante. Isso porque o alerta aumenta para o nível vermelho (de maior risco, segundo o instituto) e segue até a manhã de domingo (24), com possibilidade de prorrogação.
Nesse caso, há grande risco de transtornos. Os moradores da região – principalmente aqueles de áreas de com histórico de deslizamentos de terra – devem ficar em alerta. Os ventos podem passar de 100 quilômetros por horas.
A Defesa Civil de SP também imitiu alertas. De acordo com o órgão, o Vale e Litoral Norte devem ser as regiões mais atingidas de todo o estado, com previsão de até 250 milímetros de chuva entre quinta-feira e sábado.
Com a chegada da frente fria aumenta a magnitude dos impactos e a chuva deixa de ser pontual para ser mais generalizada. Essa frente chega já na entrada do outono e vai causar uma mudança significativa nas condições, com a queda nas temperaturas. Outono, portanto, começa já mostrando as caras
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina