4 de janeiro de 2025

Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos no RJ

Há denúncias de irregularidades contratuais e falhas na segurança do trabalho nos aeroportos de Cabo Frio, Santos Dumont e Galeão. Fiscais apuram condições de trabalho em aeroportos no Rio
O Ministério do Trabalho faz uma operação nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, e no aeroporto de Cabo Frio, Região dos Lagos, nesta segunda-feira (18). Auditores fiscais apuram denúncias de irregularidades em relação a problemas contratuais e questões relacionadas à segurança do trabalho.
As denúncias vieram de trabalhadores das companhias aéreas, empresas terceirizadas e do sindicato de aeronautas e aeroviários. Equipamentos e itens de segurança do trabalho estariam em falta, podendo colocar em risco a vida de trabalhadores e passageiros.
Ao todo, 50 auditores fiscais do trabalho se dividem entre os três aeroportos. Quatro áreas são verificadas: check-in, pista de pouso, sala de embarque e sala de controle.
Bárbara Rigo, auditora fiscal do trabalho, explica que os fiscais checam também as condições de segurança para os trabalhadores.
“Nós vamos focar não só na jornada e verificação das escalas de serviço, mas também na verificação dos itens da segurança do trabalho, os que envolvem área de vivência, maquinário, armazenamento de combustível, abastecimento de aeronaves,” explica.
Caso seja necessário, podem ocorrer interdições.

“A gente vai observar o ambiente no momento que as operações estiverem acontecendo e, se for necessário, não haverá jeito, é em nome da segurança do trabalhador,” diz a auditora.
Não há interferência no funcionamento das operações aéreas nos aeroportos.

Mais Notícias