21 de setembro de 2024

Fliparacatu se une à Associação dos Catadores, Recicladores e Ambientalistas

A parceria com a Ascrap de Paracatu permitirá que todos o lixo gerado ao longo dos cinco dias de festival tenha destino adequado à reciclagem O 2. ° Festival Literário Internacional de Paracatu, o Fliparacatu, firma uma parceria com a Associação dos Catadores, Recicladores e Ambientalistas de Paracatu – Ascrap – para garantir que o evento não apenas seja mais organizado e limpo, mas também para que os dejetos produzidos ao longo do Evento sejam devidamente descartados e reciclados.
Alessandra Correia Guimarães, fundadora e presidente da Associação, conta que o grupo foi fundado em 2023 e que, desde então, atua na setorização e no descarte adequado de lixo. O trabalho da Ascrap vai além de uma simples coleta de lixo – após recolhidos, os materiais passam por uma triagem para que cada elemento seja destinado à sua categoria e, posteriormente, reciclado. Feita a coleta em Paracatu, os dejetos são levados para Belo Horizonte.
Nos pontos que compõem a #GiraFliparacatu, estarão disponíveis lixeiras e espaços onde os visitantes do Festival poderão destinar seus rejeitos. Jogando o lixo nas lixeiras, o trabalho da Ascrap é facilitado e, principalmente, o espaço fica mais limpo e organizado.
Essa proposta alinha-se aos ideais do Fliparacatu de fazer um evento com o povo paracatuense e para o povo paracatuense. Indo além, a proposta também está de acordo com os princípios ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) –, pilares que garantem que as esferas ambientais, sociais e de governança atuem juntas.

Mais Notícias