Lana Alves, de 28 anos, presenciou o episódio dentro de casa; até o momento não há registro de mortos ou feridos. ‘Foi como se tivesse um trem dentro de casa’, diz brasileira após terremoto nos EUA
Uma brasileira natural de Porto Alegre, que mora nos Estados Unidos há dois anos, testemunhou o terremoto de magnitude 4,8 que atingiu a cidade de Nova York na manhã desta sexta-feira (5). Lana Alves, de 28 anos, é social media e estava em casa no momento do tremor.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
‘‘A minha sensação durante o terremoto foi como se tivesse um trem dentro de casa. Foi super rápido, uma questão de 20 segundos, no máximo. Mas era como se o trem estivesse dentro do meu apartamento’’, afirma.
Ela diz que, ao iniciar o abalo, percebeu o pet olhando para o teto, no centro da sala. Em seguida, sentiu um tremor leve, que se assemelhava a uma obra. Em poucos segundos, a vibração ficou muito intensa, fazendo todo o apartamento tremer.
O primeiro pensamento da brasileira foi de que se travava de um ataque terrorista. Cerca de dois minutos depois, recebeu uma notificação de alerta, comunicando o terremoto.
Parede danificada
Parede do banheiro da brasileira ficou com rachaduras
Reprodução/Lana Alves
‘‘A nossa parede do banheiro rachou um pouco. Então, depois que parei para olhar, nossa: está tudo bem, os pets estão bem, a casa está bem, eu estou bem, meu marido está bem. Aí eu fui olhar se tinha algum dano e vi as rachaduras no banheiro. Aí caiu a ficha de que foi realmente um terremoto’’, afirma.
Além de Laís, outra brasileira, também de Porto Alegre, presenciou o terremoto em Nova York. A jornalista e comissária de voo Ananda Müller, de 37 anos, estava na rua, numa estação de trem, e não percebeu que se tratava de um terremoto.
‘‘Meu primeiro pensamento foi: olha que loucura a engenharia, essa ponte sofrendo esse tremor todo. Deve ser assim o dia inteiro. Como é que essas pessoas suportam?’’
O governo encaminhou um alerta para os moradores da região de Nova York, nos EUA
Liliane Konno/Arquivo pessoal
O terremoto
O abalo sísmico de 4,8 de magnitude teve como epicentro Lebanon, cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de Nova York. O Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos afirma que o tremor iniciou às 10h28 no horário local. Até o presente momento, não há registro de feridos ou mortos.
Onde foi o terremoto
Arte/g1