Seis escolas de samba se apresentam neste sábado (6), no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa. Liga Jundiaiense decidiu pelo evento fora de época para garantir maior público maior e movimentar turismo. Desfile das escolas de samba de Jundiaí (SP) acontece neste sábado (6) com entrada gratuita
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Quem já está sentindo saudade do carnaval não vai precisar esperar 2025 para “cair” – de novo – na folia. Isso porque Jundiaí (SP) realiza neste sábado (6), a partir das 18h30, o desfile das escolas de samba no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa. O evento é gratuito.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo o presidente da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes), Everson Bellato Cirino, a liga decidiu fazer o desfile fora de época com a intenção de atrair um público maior, já que, pela proximidade entre Jundiaí e São Paulo, muitos foliões deixam a cidade para curtir o carnaval na capital paulista.
“Na época de carnaval, muita gente sai de Jundiaí para ir assistir o carnaval de São Paulo, já que é muito perto. Fora quem trabalha com escolas e se ausenta da cidade para atuar na capital. Com isso, a cidade tem menos público. Nossa ideia em fazer o evento semanas depois da data oficial é garantir que o público esteja presente”, explica.
Desfiles das escolas de samba acontece neste sábado (6), em Jundiaí (SP)
Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Marca de turismo
Segundo Everson, a liga fez um teste com a primeira edição do evento em 2023 e teve um resultado positivo. Para este ano, a expectativa é que o desfile atraia ainda mais turistas para a cidade e supere o público da edição anterior.
“Muita gente procura hotel para se hospedar. Vem no sábado e fica para conhecer a cidade no domingo. É para ser um fim de semana de muito movimento. A intenção da Lijunes é que isso se torne uma marca de turismo em Jundiaí”.
A princípio, o carnaval fora de época estava agendado para 2 de março, mas a liga preferiu adiar para abril para ter mais tempo hábil para a preparação do desfile.
“A intenção nossa é manter o evento para uns 15 a 20 dias depois da data oficial, mas esse ano não foi possível por problemas logísticos. Mas para o ano que vem, queremos manter para mais próximo do carnaval de São Paulo”, explica o presidente da Lijunes.
O fim do verão e dos dias mais quentes não preocupam Everson, que acredita que nem a temperatura mais amena afastará o público de curtir a folia.
Confira a previsão do tempo para Jundiaí
“No ano passado estava bastante frio, o evento foi no fim de abril. E mesmo assim as arquibancadas estavam lotadas. Neste fim de semana, a previsão é de uma temperatura mais agradável. Quem gosta, comparece, faça chuva ou faça sol”, disse.
Everson Bellato Cirino, presidente da Lijunes
Arquivo Pessoal
Segundo a prefeitura, assim como durante os desfiles dos blocos de rua, as forças de segurança vão monitorar o evento para garantir a segurança do público, tanto no local do evento, como de forma remota, por meio do Comitê Integrado de Monitoramento, instalado no Paço Municipal.
🎉🪅 Programação
18h30 – Desfile com a Corte da Alegria 2024 e apresentação da Bateria Feminina da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba;
19h – Desfile da escola de samba Império da Maringá;
19h30 – Grêmio Recreativo e Cultural Caprichosos de Jundiaí;
20h15 – Desfile da escola de samba União do Povo;
21h15 – Desfile da escola de samba União da Vila Rio Branco;
22h15 – Desfile da escola de samba Arco Íris Acadêmicos do Samba;
23h15 – Desfile da escola de samba Leões da Hortolândia;
Local: Avenida Alexandre Ludke, na altura do Terminal Hortolândia – Espaço Multiuso da Cidade Administrativa.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM