4 de outubro de 2024

Forças de segurança preparam maior operação do ano para as eleições e TRE promete apuração em tempo recorde

Mais de 10 mil profissionais de segurança vão estar mobilizados para o 1º turno. TRE-PE alerta para cuidados no dia da votação. Cúpula da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco detalha operação de segurança nas eleições 2024
Rafael Souza/g1 Pernambuco
Mais de 10 mil profissionais de segurança devem estar nas ruas do estado, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), para garantir a segurança no próximo domingo (6), dia do 1º turno das eleições 2024. As informações foram passadas à imprensa durante coletiva na sede da secretaria, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
O Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) reforçou que a apuração de 2024 deve bater recorde em velocidade (veja mais abaixo).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🗳️ Acompanhe a cobertura das eleições em Pernambuco
De acordo com o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os profissionais das forças de segurança farão 37.491 plantões nas eleições, fazendo com que essa operação seja a maior do ano, superando até mesmo o período do carnaval. O número é 19,15% maior que nas eleições de 2020, segundo a SDS.
O secretário chama atenção para o policiamento próximo dos locais de votação e que qualquer irregularidade pode dar o direito ao acionamento de uma força de segurança.
“Nós temos policiais distribuídos nas proximidades de todos os pontos de votação. Por questão legal, o policial tem que manter uma certa distância do local de votação, mas o primeiro ponto é aquele policial ostensivo que ali está”, disse.
Outros mecanismos, como o telefone 190 e até mesmo a ouvidoria da SDS também podem ser acionados pelo eleitor.
Do total de postos de trabalho extra, 32.476 são de policiais militares, 3.193 de policiais civis, 1.064 de bombeiros militares, 108 de policiais científicos, 60 de agentes da Defesa Civil, 328 da Corregedoria e 262 da sede da SDS.
Todo o monitoramento das ações será feito a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) no Recife e em Caruaru e Serra Talhada.
No dia da eleição, a Polícia Militar e a Polícia Civil prometem trabalhar em parceria com o TRE-PE, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O secretário Alessandro Carvalho detalhou, ainda, a escolta das urnas eletrônicas, para garantir a segurança do transporte dos equipamentos.
“Elas [as urnas] sairão da sede do depósito do TRE, com escolta da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária federal em alguns casos. Vão para pontos mais próximos no sábado, para que no sábado elas sejam distribuídas para os presidentes dos locais de votação”, completou.
Apuração mais rápida
Diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, fala sobre expectativa para 1º turno
Rafael Souza/g1 Pernambuco
O TRE-PE reforçou que a apuração de 2024 deve bater recorde em velocidade. Pela primeira vez, de acordo com o tribunal, todos os 184 municípios pernambucanos vão fazer a transmissão dos votos diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
No último pleito municipal, em 2020, uma falha em supercomputador provocou lentidão na totalização de votos, de acordo com o TSE. A situação não se repetiu nas eleições gerais de 2022.
O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, garante que o resultado deve ser mais rápido. “No Recife, vamos ter mais de 30 locais de transmissão. Então, esperamos [antecipar] em uma hora o tempo da [apuração] em relação da eleição passada”, afirmou.
Orson Lemos também acredita em uma eleição com menos incidentes. “Nessas eleições, percebi que os ânimos estão menos acirrados. Então, diante disso, estou entendendo que vamos ter uma eleição mais calma”, diz.
O TRE-PE alerta o eleitor para não provocar aglomerações na hora do voto. É permitido a confecção e o uso de camisa estilizada, boné, faixa e até se enrolar na bandeira de um partido ou candidato na hora do voto, desde que não se utilizem esses instrumentos para tentar cooptar o voto de outras pessoas. Também não é recomendado levar crianças para o momento do voto na urna eletrônica.
Não é permitido gritar nome ou número de candidatos, o que pode ser configurado como crime eleitoral.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias