29 de dezembro de 2024

Formação integral dos adolescentes: um caminho para o futuro

O ambiente escolar tem a capacidade de fornecer o desenvolvimento completo dos alunos, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. A escola exerce um papel fundamental no sentido de contribuir para a formação integral dos adolescentes. Isso porque é preciso oferecer muito mais do que uma simples transmissão de conhecimento acadêmico. O ambiente escolar tem a capacidade de envolver um conjunto de práticas educacionais que visam o desenvolvimento completo dos alunos, envolvendo aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos.
Esta abordagem tem ganhado especial destaque nos últimos anos, uma vez que preparar os jovens para o futuro também significa capacitá-los como cidadãos responsáveis e equilibrados. Pensando nisso, o Colégio Marista Cascavel oferece diversos projetos que complementam o conhecimento acadêmico, contribuindo também para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes.

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“Além de oferecer uma educação de excelência, também é preciso olhar para a formação integral, de forma integrada ao currículo escolar. Com isso, incentivamos o desenvolvimento de aspectos fundamentais, como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos. Esses elementos são fundamentais para que os adolescentes possam se adaptar e inovar em um mundo em constante transformação”, ressalta a coordenadora do Ensino Médio, Luciana Faria.
Programas de educação socioemocional, quando integrados ao currículo escolar, ajudam os alunos a entender e gerenciar suas emoções, estabelecer metas positivas, mostrar empatia pelos outros, manter relacionamentos saudáveis e tomar decisões responsáveis. Além disso, a formação integral também prepara os adolescentes para o desenvolvimento de habilidades práticas para a vida, como o trabalho em equipe, a resolução de conflitos e a capacidade de liderança.

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Ou seja, a formação integral gera um grande impacto profundo e duradouro na vida dos estudantes, resultando em um melhor desempenho acadêmico e maior equilíbrio emocional. Com isso, os jovens se sentem mais preparados a enfrentar os desafios da vida adulta e contribuir de maneira positiva para a sociedade.
“Ao investir em uma educação que considera todas as dimensões do desenvolvimento humano, estamos preparando nossos jovens para um futuro promissor, onde podem alcançar seu pleno potencial e se tornar agentes de mudança”, observa a coordenadora.
Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo Colégio Marista Cascavel com foco no desenvolvimento integral dos estudantes:
Formação Interdisciplinar Optativa
A Formação Interdisciplinar Optativa (FIO) é centrada no protagonismo dos estudantes, na qual eles escolhem o percurso de aprofundamento e expansão do seu conhecimento. As propostas são desenvolvidas por meio de projetos em sintonia com as necessidades e interesses dos alunos, oferecendo a oportunidade de investigar mais a fundo certo tema e consolidar aprendizagens desenvolvidas na Formação Geral Básica (FGB). Nesse sentido, as iniciativas Maristas são muitas. As FIO’s das quatro áreas do conhecimento estão previstas, inclusive, na Matriz Curricular do Novo Ensino Médio.
Política, projeto de vida e futuro
A intenção é promover a participação dos estudantes no debate público por meio de mecanismos de ação política. O objetivo do projeto é implementar meios de intervir na construção de um futuro melhor para si e para os demais.
Educação Financeira
Compreender os fundamentos básicos das finanças é fundamental no mundo contemporâneo. O projeto tem como objetivo oferecer aos estudantes a possibilidade de pensar nos seus objetivos financeiros, torná-los práticos e realizá-los, aproveitando as oportunidades, como o surgimento de um bom investimento.
Núcleo de Ciências e Tecnologia
O projeto oferece a oportunidade dos estudantes desenvolverem pesquisas sobre as inovações científicas e temas voltados à biodiversidade, bem como os efeitos que envolvem a identidade cultural e científica de um grupo dentro do seu tempo. Com isso, constrói uma reflexão acerca do ser humano e os avanços tecnológicos, tanto no que abrange sua individualidade quanto sua posição no âmbito social e coletivo.
Oficina de Redação
Pensando na preparação para o futuro profissional, a oficina promove situações de escrita e reescrita dos respectivos gêneros textuais abordados nos capítulos do material didático, além da preparação específica para os processos de avaliação seriada, vestibulares e ENEM.
Conexão XXI
O Conexão XXI oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de habilidades que vão além das especificidades das quatro áreas do conhecimento. Entendemos que este componente curricular oferece espaço e tempo privilegiados para o desenvolvimento do ser humano em suas múltiplas dimensões. A essência do Conexão, como trabalho integrado por áreas de conhecimento, incentiva a inserção de metodologias ativas, a pesquisa e a coleta de dados, o que potencializa o estudante na busca de conhecimento e aprendizagens.
No 6º ano, o Conexão XXI é dedicado a trabalhos na área de Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa), por meio do projeto “Por que os 10 mais são os 10 mais?”. Nele, nossos estudantes são convidados a investigar produções artístico-culturais e desenvolver listas elencando as personalidades, as produções, e contextos que se destacam por algum motivo, buscando tornar conscientes os critérios que os levaram a suas escolhas. Trata-se de propiciar uma vivência mais aprofundada em duas áreas de atuação exclusivamente humanas: a científica e a artística.
No 7º ano, são desenvolvidas competências e habilidades da área de Ciências Humanas (Ensino Religioso, Geografia e História), por meio do projeto “A cidade sob suspeita”. Aqui, o enfoque está no estudo da cidade e suas dinâmicas, partindo da ideia de que, para melhor conhecê-la, os estudantes investigam seu espaço e as relações sociais, econômicas e ambientais que norteiam a vida dentro dela. Esta investigação objetiva analisar os principais problemas em relação à vida urbana a fim de discutir soluções viáveis.
No 8º ano, os estudantes desenvolvem o projeto “Fake ou News?” da área de Ciências da Natureza, que visa oportunizar a familiarização dos estudantes com a linguagem científica e tecnológica, bem como favorecer o letramento científico e a aprendizagem significativa. Assim, contribuindo para a formação de estudantes críticos, capazes de entender o mundo, realizar escolhas relacionadas ao seu futuro e intervir na sociedade de forma consciente, democrática, ética e responsável.
No 9º ano, o Conexão XXI é dedicado ao estudo dos triângulos e sua importância na construção de objetos e na construção civil, por meio do projeto “Pontes para vencer obstáculos!”. O estudante é incentivado a fazer descobertas e relacioná-las aos princípios matemáticos, implementando-os nas diferentes etapas do projeto, especialmente na construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada.

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