Programação deve incluir Dia D da vacina no mês de novembro. Expectativa é vacinar mais de 500 mil animais. Fortaleza inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos
Semcom
A campanha de vacinação antirrábica de 2024 será lançada, nesta quarta-feira (6), pela Prefeitura de Fortaleza. Cães e gatos com mais de três meses de vida poderão receber a vacina contra a raiva animal durante a campanha, que vai até o dia 10 de dezembro. A expectativa é vacinar cerca de 520 mil animais neste período.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A campanha será lançada em evento nesta quarta-feira (6), a partir das 8h30, na Praça do Jardim União, no bairro Passaré. Na ocasião, serão feitos testes de calazar e ação educativa sobre os benefícios da vacinação.
Vacinação antirrábica previne animais e humanos contra raiva
Segundo a Prefeitura, o Dia D da campanha deve ser realizado no mês de novembro, com diversos pontos de vacinação distribuídos pela cidade.
A vacinação busca proteger os animais da raiva, que tem como sintomas: mudança de comportamento, aumento da agressividade (ataque a animais e pessoas), salivação intensa e falta de apetite. O estágio final da doença pode levar a convulsões e paralisias.
Confira onde vai ter vacina
Durante a campanha, a vacina antirrábica animal estará disponível nos seguintes pontos:
Centro de Controle de Zoonoses: Rua Betel, 2890 – Itaperi (8h às 16h durante a semana e nos fins de semana)
Unidade de Vigilância de Zoonoses no Posto de Saúde Aida Santos: Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón (de segunda a sexta)
Unidade de Vigilância de Zoonoses no Posto de Saúde João Medeiros: Av. Dom Aloísio Lorscheider, 982 – Vila Velha (de segunda a sexta)
Unidade de Vigilância de Zoonoses no Posto de Saúde Paulo Marcelo: Rua 25 de Março, 607 – Centro (de segunda a sexta)
Unidade de Vigilância de Zoonoses no Posto de Saúde Maciel de Brito: Rua 602, 2 – Conjunto Ceará (de segunda a sexta)
Unidade de Vigilância de Zoonoses no Posto de Saúde Messejana: Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 – Messejana (de segunda a sexta)
Box de Zoonose Autran Nunes: Av. da Liberdade, 65 – Autran Nunes (segunda a sexta)
Os cães devem ir aos locais de vacinação usando coleira. No caso de animais mais agressivos, a orientação é que estejam também com focinheira.
Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, evitando fugas ou acidentes. A recomendação é que os animais sejam conduzidos por adultos, para garantir maior segurança.
Os tutores devem apresentar a carteira de vacinação dos animais. Aqueles que não possuem o documento recebem a carteira no momento da imunização.
Não devem ser vacinados animais nas seguintes situações:
animais com febre, diarreias ou outras enfermidades;
fêmeas gestantes;
fêmeas que estão amamentando filhotes.
Ainda de acordo com a prefeitura, o controle da raiva animal é importante para os animais domésticos, visto que quase todos os casos da doença levam à morte do animal. A vacinação também é uma forma eficaz para conter a circulação do vírus rábico, evitando a transmissão para as pessoas.
Em 2023, foram vacinados 306,6 mil animais. Este total em 2022 havia sido de 324,8 mil animais vacinados.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: