5 de outubro de 2024

Fórum de dirigentes estimula a intercooperação de cooperativas do Norte goiano

Encontro reuniu 14 coops dos ramos agro, trabalho, saúde e transporte, no Hotel Fazenda Império das Águas, em Uruaçu Dirigentes de 14 cooperativas do Norte de Goiás
Sistema OCB/GO
O 1º Encontro de Dirigentes e Presidentes do Núcleo Cooperativo Norte reuniu participantes de 14 cooperativas dos ramos agro, trabalho, saúde e reciclagem, no Hotel Fazenda Império das Águas, em Uruaçu, durante todo o sábado (21/09).
Promovido pelo Sistema OCB/GO e com o apoio do Núcleo Regional Cooperativo Norte, o evento teve como temas principais as diretrizes estratégicas do 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, o uso da Inteligência Artificial (IA), negócios e intercooperação.
Apoio
Na abertura, o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, destacou a atuação da Casa do Cooperativismo Goiano para o desenvolvimento e o surgimento de cooperativas e o potencial de crescimento econômico da região. “Aqui no Norte temos a força dos setores do agronegócio e de infraestrutura. Por isso, encontros como esse são muito importantes para alcançarmos nossos objetivos e metas. São momentos de interação, em busca da intercooperação, que só se faz com confiança. E intercooperação de confiança só se faz com relacionamento”, explicou.
Jubrair Caiado, superintendente do Sistema OCB/GO
Sistema OCB/GO
As coops
Participaram do encontro cerca de 50 dirigentes e presidentes das coops: Coopera Chapada, Unimed do Norte Goiano, Cooperaçafrão, Coopercampi, Coopermel, Cootrur, Aquibrava, Cooapraçu, Coopraba, Coopermir, Cooperalto, Coopeag, Cootrur, Carpol e Coopernortegoiano.
Negócioscoop
Carlos Matos, coordenador de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB/GO, foi um dos palestrantes e apresentou um painel do programa Negócioscoop, que foi elaborado para levar soluções para cooperativas de pequeno porte, como as da agricultura familiar e as de reciclagem e, em um segundo momento, para as cooperativas de artesanato.
Com base em cinco pilares: organização social para o empreendimento, produção, gestão, agregação de valor e verticalização de cadeia e mercado, o objetivo do projeto é organizar o negócio dos cooperados para que eles possam vender mais e melhor, de maneira sustentável. “É como se fosse uma terapia de negócio, um momento de reflexão que relembra o início da história da cooperativa e promove, ao mesmo tempo, uma previsão de como ela pode crescer”, exemplificou.
Carlos Matos, coordenador de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB/GO
Sistema OCB/GO
IA
O analista de cooperativismo do SESCOOP/GO, Bruno Fonseca, finalizou a programação da manhã com uma palestra sobre como a utilização da Inteligência Artificial pode ajudar líderes a tomarem decisões de forma prática. Bruno ensinou o público de cooperativistas, com exemplos práticos, como usar a ferramenta do Chatgpt no dia a dia de uma cooperativa.
Bruno Fonseca, analista de Cooperativismo do SESCOOP/GO
Sistema OCB/GO
Momento de magia
Na parte da tarde, o consultor e mágico Marcos Zanqueta apresentou uma palestra motivacional e técnica sobre intercooperação. De maneira leve e divertida, o palestrante promoveu atividades que levaram informação e motivaram os dirigentes sobre o tema, que é um dos princípios do cooperativismo.
Com o apoio de apresentações de truques de mágica, representantes de cooperativas de diferentes ramos puderam se conhecer melhor e fazer novos contatos. Zanqueta é autor da metodologia ‘É lúdico, mas o papo é sério’. Ele é um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, porque transmite os objetivos do evento de forma leve, divertida e participativa.
José Renato (Coopermel) e Elton José (Coopercampi) participam de atividade com Zanqueta.
Sistema OCB/GO
Novos projetos
No final, grupos de trabalho foram formados para a construção de projetos de intercooperação entre os cooperativistas de ramos diferentes. Após as discussões, foram criados projetos nas áreas de reflorestamento, reciclagem, energia, transporte e agricultura familiar.
Pão de queijo
Um exemplo foi o projeto do “pão de queijo de ouro”, que uniu produtores de polvilho, leite, açafrão e de pão de queijo para merenda escolar. A ideia do novo produto foi baseada nos conceitos de sabor, cor e nutrição. “Criamos uma proposta de um pão de queijo mais saudável que possa ser aceito no mercado local e nacional”, explicaram os integrantes da equipe formada por produtores de polvilho, açafrão e da agricultura familiar, que atendem o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Depoimentos
“A Cooperaçafrão foi criada em 2003 para auxiliar os produtores da agricultura familiar a comercializar as suas produções com um valor mais agregado, auxiliando na competitividade e mercado e, com apoio da OCB/GO, estamos fazendo uma revolução. Esse encontro representa muito para a cooperativa porque é um marco, é um divisor de águas em que o Sistema vem com todo esse apoio auxiliar na colaboração da gestão, no auxílio da produção e o empenho de todos os participantes em transmitir conhecimento nessa troca que favorece as cooperativas. Sem dúvida, esse encontro vai ser um divisor de águas para a cooperativa.”
Patrícia Aguiar do Santos, gerente da Cooperaçafrão
Sistema OCB/GO
“Estou no cooperativismo desde 1978 e nunca tinha visto um evento como esse aqui na região Norte. Parabenizo a atual gestão por nos conceder essa importante oportunidade de crescimento porque estávamos precisando dessa atenção.”
Weliton Ferreira de Moraes, dirigente da Coopernorte
Sistema OCB/GO
“Estamos aqui para partilhar, aprender mais e levar para a nossa cooperativa mais fundamentos para nosso crescimento. Não é fácil criar a cultura do cooperativismo na nossa região, somos ainda individualistas. Então, o cooperativismo precisa ser mostrado, trabalhado e exemplificado para fortalecer as cooperativas. O uso da IA é um grande desafio e hoje tivemos a chance de aprender algo que precisamos usar para continuar crescendo.”
Maria Jacy Mueller, presidente da Coopermel
Sistema OCB/GO
Próximos fóruns
Em 2024, o Sistema OCB/GO promove os primeiros encontros regionais para dar sequência à política de interiorização da entidade. Já foram realizados os fóruns nas regiões, Sul, Nordeste e Norte. Até novembro será a vez das regiões Central, Noroeste e Sudoeste.

Mais Notícias