26 de setembro de 2024

Fórum de Sustentabilidade tem início em Fernando de Noronha com palestra sobre felicidade

Monge Dasho Ura, presidente do Centro de Estudos do Butão, falou do índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) e a importância para desse índice para as pessoas. Monge Dasho Karma Ura falou na abertura do fórum
Ana Clara Marinho/TV Globo
O primeiro Fórum de Sustentabilidade e Turismo de Fernando de Noronha começou nesta quinta (26), no Forte dos Remédios. A palestra principal da abertura foi comandada pelo monge Dasho Karma Ura, presidente do Centro de Estudos do Butão. Ele é o idealizador do índice de Felicidade Interna Bruta (FIB).
O FIB é um indicador que mede o desenvolvimento de um país, considerando aspectos além dos econômicos. O monge Dasho Ura está na ilha pela primeira vez e falou das formas para identificar a felicidade de uma comunidade.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O palestrante afirmou que o dinheiro não o fato principal para a felicidade. É necessário avaliar bem-estar psicológico, saúde, uso do tempo, vitalidade comunitária, educação, cultura, meio ambiente, padrão de vida e governança.
“A pessoa não consegue a felicidade se estiver só. É preciso ter companhia, sorrir e cantar”, disse Dasho Ura.
O monge também exaltou a necessidade de saúde mental e a importância do sono. “É importante dormir bem e sonhar. Quem dorme bem não precisa de terapia”, falou Dasho Karma Ura.
O Fórum de Sustentabilidade e Turismo é organizado pela Aguama Ambiental. O diretor da entidade Caio Queiroz, idealizador do evento, afirmou disse que quer aplicar em Fernando de Noronha o Índice de Felicidade Bruta.
“Queremos aplicar a metodologia do Butão e fazer Noronha ser o primeiro território brasileiro a implementar o índice de felicidade. Já falei com a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa, sobre o assunto”, declarou Caio Queiroz.
O organizador do fórum acredita que o primeiro passo será realizar uma pesquisa com os moradores para levantar as principais necessidades.
Thallyta Figuerôa falou na abertura do evento, mas não divulgou negociação para implantar índice FIB. Ela indicou as prioridades na área de sustentabilidade.
Plástico Zero
O governo local deve ampliar o projeto Noronha Plástico Zero, que proíbe a circulação de produtos descartáveis na ilha, como sacolas, canudos, talheres e garrafas com menos de 500 ml. O decreto foi implantado em 2019.
O g1 pediu detalhes da aplicação do decreto, mas Thallyta Figuerôa disse as novas normas estão em fase final de elaboração e que as mudanças serão divulgadas em breve.
A programação do evento segue até domingo (29) e terá debates, feira gastronômica, aula de ioga e exibição de documentários. Confira a programação do Fórum de Sustentabilidade e Turismo no site do evento.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco

Mais Notícias