26 de dezembro de 2024

Fotografia de aves é hobby de design paulistano: ‘sempre gostei de bicho e de foto’

Morador de São Paulo (SP), Egon Zakuska descobriu a atividade na pandemia e se apaixonou. Registros são compartilhados em página nas redes sociais. Ariramba-de-cauda-ruiva foi fotografado comendo um inseto
Egon Zakuska
Os detalhes, ângulos, cores, cenários, texturas, sombras e iluminação aparecem de modo cuidadoso no acervo de fotografias de aves do design e Egon Zakuska, de 44 anos. O morador de São Paulo (SP) exibe as fotografias em uma página nas redes sociais.
O portfólio, como ele mesmo chama, carrega todo dom e talento de um design e ilustrador de profissão, que decidiu criar um painel virtual de todas as espécies que encontra quando saí para passarinhar.
O cauré, no Brasil, ocorre com maior frequência na Amazônia, região centro-oeste e região sudeste, possuindo poucos registros documentados no nordeste e sul do Brasil
Egon Zakuska
Mas o hobby, que tem qualidade de ofício, é recente. “Sempre gostei de bicho e de foto, mas foi em 2019 que comecei a fotografar paisagens. A pandemia chegou e, da minha casa, comecei a reparar mais nas aves que apareciam na janela”.
Aos poucos ele foi se encantando e hoje viaja sempre que pode atrás dos passarinhos. Quando não vai longe, visita parques de São Paulo todos os finais de semana com a câmera em mãos e a técnica nos dedos.
“Vira um vício que eu uso para relaxar. Para mim, não importa muito a quantidade de aves, o que vale é sair atrás delas”, confessa.
Frango-dagua-azul
Egon Zakuska
Entre tantos registros e histórias, uma viagem à Chapada dos Veadeiros tem um espaço especial na memória. “Eu vi um araçari-castanho pela primeira vez e percebi que ele não saía de perto. Foi quando descobri que tinha um ninho bem próximo e ele estava esperando para alimentar os filhotes. Voltei no local para acompanhar por vários dias e me marcou bastante”, relembra.
Um dos sonhos do design, além de poder observar o raríssimo e ameaçado soldadinho-do-araripe, é de fotografar todos os tangarás brasileiros. “Sou apaixonado pela saíra do gênero Tangara. Sempre me encanto com elas por achá-las lindas demais”.
Egon é apaixonado pelas saíras
Egon Zakuska
Enquanto isso não acontece, ele segue somando outras conquistas e realizando outros desejos, como o de fotografar o raro bicudinho-do-brejó em Antonina (PR) e ainda a bela arara-azul-grande, no Pantanal.
Egon encontrou com a arara-azul-grande em uma viagem recente para o Pantanal
Egon Zakuska
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Mais Notícias