19 de janeiro de 2025

Fotógrafo registra biguatinga mergulhando em águas cristalinas

Vinicius Oliveira gravou as imagens durante passeio realizado em Bonito (MS). Fotógrafo registra biguatinga mergulhando em águas cristalinas
O fotógrafo Vinicius Oliveira, de 20 anos, registra animais de forma profissional há cerca de 3 anos. Ele conta que começou a fotografar a fauna por frequentar passeios em que era chamado para trabalhar.
No dia 17 de dezembro de 2023, Vinicius foi a um passeio chamado Rio da Prata, localizada em Bonito (MS), onde acabou realizando um registro de uma biguatinga mergulhando em águas cristalinas. O vídeo foi repostado pelas redes sociais da plataforma Wikiaves.
O jovem fotógrafo conta que ave estava aparecendo no local há alguns dias, e descreveu o momento do registro como “incrível”.
“Como a ave está em seu habitat natural, é comum vermos, mas é uma sensação muito incrível fazer um registro como esse”, diz Vinicius sobre o dia em que registrou a biguatinga.
Ave mede cerca de 88 centímetros e tem bico especializado para pesca
Hoiman / iNaturalist
De acordo com o ornitólogo Fernando Igor de Godoy, a biguatinga estava mergulhando em busca de alimento. “A principal função do mergulho da biguatinga é a obtenção de alimento, ou seja, os peixes que ela captura com o bico embaixo d’água”, afirma.
O ornitólogo explica que a espécie é de água doce, sendo comum em rios e lagos, principalmente aqueles com vegetação no entorno.
Quando não está pescando, a ave nada devagar, deixando emerso apenas um pouco do pescoço e a cabeça, que é muito estreita. Enquanto nada nessa posição mantém o bico levantado, quase na vertical.
Para fugir de um potencial perigo, mergulha na água. Fora dela, se empoleira e permanece frequentemente de asas abertas.
A espécie
A biguatinga (Anhinga anhinga) é uma ave da família Anhingidae. No territótio brasileiro, é conhecida também como carará (Amazônia), calmaria (Rio Grande do Sul), maria-preta (Ceará), peru-d’água, mergulhão-serpente, biguá-bicolor, anhinga, arará, meuá, miuá e muiá.
Segundo o WikiAves, a espécie ocorre do sul do Estados Unidos até o sul da América do Sul, estando presente em todo o Brasil. Não é uma ave ameaçada de extinção, na classificação da IUCN. Mede cerca de 88 cm de comprimento, com envergadura de 120 cm.
A biguatinga vive à beira de rios e lagos orlados de matas. Prefere águas interiores com farta vegetação marginais e árvores com troncos secos, sendo mais raro na orla marítima.
Se alimenta de peixes, anfíbios, cobras-aquáticas e outros organismos em mergulhos longos. Durante a caçada, acerta a presa com seu afilado bico semiaberto, perfurando-a como se usasse um arpão.
A ave apanha os peixes perfurando como um arpão
eneas_jr/iNaturalist
No aspecto reprodução, é uma ave monogâmica e territorialista, sendo o cuidado dos filhotes dividido entre macho e fêmea. O ninho é geralmente construído em ramos pendendo sobre a água ou em áreas abertas nas copas das árvores. A cada ninhada, a fêmea põe de 3 a 4 ovos azulados ou brancos.
*Texto sob supervisão de Giovanna Adelle
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Mais Notícias