Provas também ocorrem na segunda-feira (2). Ao todo, 13 mil candidatos participam do exame em 23 cidades do país. Pais desejam boa sorte aos filhos antes da segunda fase do vestibular da Unicamp
Pedro Amatuzzi/g1
Iniciada na manhã deste domingo (1°), a segunda fase do vestibular da Unicamp começou às 9h sem intercorrências. Ao todo, 13 mil estudantes concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação disponibilizados pela universidade
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Os candidatos tem até às 14h, com total de duração de cinco horas, para responder 10 questões interdisciplinares dissertativas, que abordam áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, além de produzir uma redação sobre uma das duas propostas disponíveis na prova.
Confira abaixo imagens dos momentos antes e durante a abertura dos portões em Campinas (SP).
Veja fotos do primeiro dia de prova da segunda fase do vestibular da Unicamp 2025
No maior local de provas, a Unip em Campinas, uma fila de carros iniciou às 7h. Pais e estudantes reclamavam da demora na abertura do estacionamento da universidade, que foi aberto às 07h36. Uma faixa da Avenida Dr. Antônio Carlos Sales Júnior chegou a ser bloqueada por conta da fila de veículos.
Fila de carros em frente à Unip Swift, maior local de provas do vestibular Unicamp
Pedro Amatuzzi/g1
Segunda fase
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.
Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas e seguem a distribuição:
📝 PRIMEIRO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de redação, composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta;
Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
📝 SEGUNDO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
Habilidades Específicas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Vestibular 2025: entenda por que começar pela redação é uma boa estratégia e como se preparar
De Alice à Gonzaga de Sá: entenda o que os livros da 2ª fase da Unicamp têm em comum e como se preparar para interpretá-los
Cidades
A segunda fase será realizada nas seguintes cidades:
Bauru
Campinas
Guarulhos
Jundiaí
Limeira
Mogi Guaçu
Osasco
Piracicaba
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Santo André
Santos
São Carlos
São José do Rio Preto
São José dos Campos
São Paulo
Sorocaba
Fora do Estado de São Paulo, receberam as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
Próximas datas
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.