23 de janeiro de 2025

Fotos, jornais, CD, cédulas, lata de refrigerante e mais objetos que ficaram lacrados por 25 anos serão expostos em Piraju


‘Arca do Futuro’ lacrada em 2000, foi aberta pela primeira vez nesta segunda-feira (20), após 25 anos. A iniciativa da idealizadora era manter viva a história da cidade. Exposição poderá ser visitada até julho. ‘Tinha de tudo um pouco’: ‘Arca do Futuro’ é aberta e dezenas de objetos ficam expostos em Piraju
Imagens cedidas/Prefeitura de Piraju
A “Arca do Futuro’ foi aberta pela primeira vez na manhã desta segunda-feira (20), após ficar lacrada por 25 anos, em Piraju (SP). A cápsula armazenou por décadas vários itens que trazem panoramas históricos e sociais do município no final do século XX.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Dezenas de objetos, como jornais da época, livros, pinturas, cédulas de dinheiro, itens colecionáveis, latas de refrigerante, cartazes e registros de recém nascidos, estavam guardados dentro da arca, que foi aberta por volta das 10h, com a presença de moradores e representantes locais.
Cartazes da Festa de São Sebastião, padroeiro de Piraju, celebrado anualmente no dia 20 de janeiro, também estavam guardados, bem como fotos, arquivos de esportes, escolas de sambas locais e relatos de estudantes da época, sobre os tempos que viviam e perspectivas para o futuro.
Else Helena Aquino Degelo Piraju, de 75 anos, é a professora de história por trás da iniciativa e esteve presente durante a abertura da arca. Ela contou com apoio do prefeito da época, Maurício de Oliveira Pinterich, que esteve presente nesta segunda, e das escolas municipais.
“A festa foi maravilhosa, muito bonita! O povo todo muito feliz, muito entusiasmado, as professoras que participaram ficaram muito felizes, tiraram fotografias, viram os projetos delas lá na arca”, contou.
Dezenas de objetos estavam guardados dentro da arca
Reprodução/Anderson Moreira
Incentivo do público
“A reação do público foi de muita curiosidade, nostalgia e alegria por verem os objetos da época revividos após 25 anos”, afirmou Leandro Fonseca, um dos representantes do Departamento de Cultura de Piraju.
Uma multidão esteve em volta da arca, para acompanhar a abertura, que contou com apoio do Corpo de Bombeiros, para tirar a peça da caixa de vidro, localizada em frente à Prefeitura.
“A abertura causou bastante repercussão na população local e, principalmente, por pessoas que já não residem mais na cidade e tiveram itens também colocados na arca. Foi um momento de alegria e nostalgia por parte de quem teve alguma contribuição há 25 anos”, reforçou Leandro.
Agora, os itens encontrados na arca ficarão expostos, até o dia 9 de julho, no Centro de Convenções de Piraju, na Av. São Sebastião, 331, Vila Cantizani, quando será feita uma nova cerimônia para fechamento da arca, com objetos de 2025, para ser aberta em 2050.
A abertura da arca contou com apoio do Corpo de Bombeiros, para tirar a peça da caixa de vidro, localizada em frente à Prefeitura de Piraju
Imagens cedidas/Prefeitura de Piraju
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias