26 de dezembro de 2024

FOTOS: moradores do Vale do Paraíba flagram passagem de ‘Cometa do Século’ no céu

Com brilho intenso, o cometa é visível a olho nu antes do Sol nascer. Foto do ‘Cometa do Século’ tirada de Caçapava (SP)
Jean Cursino/Vanguarda Repórter
Moradores do Vale do Paraíba flagraram a passagem do ‘Cometa do Século’ no céu da região no fim da madrugada desta terça-feira (1°). O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) pode ser visto a olho nu.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Uma das imagens foi feita na rodovia João Amaral Gurgel, na altura do bairro Piedade, em Caçapava, pelo Jean Cursino, que é fotógrafo por hobby.
Ele afirma que é morador de Taubaté e trabalha em Jambeiro. No caminho para o trabalho, parou em uma área aberta de vegetação em Caçapava e conseguiu captar o cometa.
“Eu estou acordando 4h já há alguns dias para conseguir ver o comete, mas os últimos dias estavam nublados e não deu certo. Hoje, com o céu mais aberto, deu certo. Fiz a foto por volta das 5h”, conta Jean.
Em São José dos Campos, cidade vizinha de Caçapava, o a Wandeclayt Melo, astrônomo e pesquisador do projeto ‘Céu Profundo’, também conseguiu captar a imagem do cometa no céu.
A foto também foi tirada por volta das 5h, mas no bairro Urbanova. Wandeclayt explica que o cometa foi descoberto em janeiro de 2023, mas a passagem mais próxima do Sol passou a acontecer no fim de setembro, facilitando a observação a olho nu.
Foto do ‘Cometa do Século’ tirada de São José dos Campos (SP)
Wandeclayt Melo/Projeto Céu Profundo
Segundo o astrônomo, a dica para ver o corpo celeste é acordar antes do nascer do Sol, ficar em um lugar alto e olha sempre para leste.
“É um cometa brilhante, mas a luz solar pode atrapalhar. Então o ideal é acordar cedo e ficar em um local alto para conseguir ver o máximo do horizonte. Também é preciso se afastar das luzes da cidade”, conta Melo, que cita Jambeiro e São Francisco Xavier como dois locais que facilitam a observação do cometa.
O cometa seguirá visível a olho nu pelo menos até o fim de semana, a leste. A partir de 11 de outubro, ele voltará a ficar visível, mas a oeste e depois do pôr do Sol.
INFOGRÁFICO mostra como observar passagem do ‘Cometa do Século’ em todo o Brasil
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias