12 de outubro de 2024

Foz do Iguaçu confirma primeiro caso de mpox; veja sintomas

No Paraná, 21 casos da doença foram confirmados em 2024. Homem de 32 anos foi infectado em outro estado. Imagem de microscópio eletrônico mostra partículas do vírus da mpox, em laranja, encontradas dentro de células infectadas, em verde.
NIAID
Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, confirmou o primeiro caso da doença mpox no município em 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde em boletim da quarta-feira (9). Trata-se de um homem de 32 anos, infectado em outro estado.
Entre os sintomas, a doença provoca erupções cutâneas ou lesões na pele, ínguas, febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e fraqueza, de acordo com o Ministério da Saúde.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A mpox é uma zoonose viral, ou seja, é transmitida entre pessoas e animais. Ela é causada pelo vírus chamado MPXV (do inglês, monkeypox virus). Antes chamada de “varíola dos macacos”, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que a doença passou a ser considerada, mais uma vez, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).
Sobre o caso registrado em Foz do Iguaçu, a Sesa informou que a ocorrência foi registrada no final de agosto e que o homem foi monitorado com isolamento domiciliar, sem complicações.
Ainda conforme a secretaria, “não houve evolução do agravo, sem sequelas” e o homem seguiu a recomendação de protocolo da doença, que é o isolamento domiciliar de 10 dias.
O que é mpox e como ela é transmitida?
MPXV: Como é o vírus da mpox, um dos maiores e mais resistentes vírus de DNA
Entenda por que a mpox voltou a ser uma emergência global
Leia também:
Trânsito: Acidentes com 17 veículos deixam uma pessoa morta e sete feridas em Balsa Nova
Tibagi: Dois policiais militares morrem e três ficam feridos em capotamento de caminhonete
Salários de até R$ 6,8 mil: Concurso dos Correios oferta mais de 280 vagas para o Paraná
Mpox no Paraná
Até o momento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 21 casos de mpox no Paraná em 2024. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os dados mostram que a doença afetou 19 homens e duas mulheres.
Nenhum óbito foi registrado pela doença no Paraná em 2024. Os casos confirmados são:
Curitiba: 14
Ivaiporã: 1
Londrina: 2
Santo Antônio da Platina: 1
Arapongas: 2
Foz do Iguaçu: 1
Conheça o vírus da mpox e os principais sintomas da doença.
Ana Moscatelli/Arte g1
A doença
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é causada pelo vírus Monkeypox e possui três formas de se espalhar: entre pessoas, entre pessoas e superfícies contaminadas e entre pessoas e animais silvestres em locais onde existam animais contaminados.
O sintoma mais comum da doença são as erupções na pele, parecidas com bolhas e feridas. Elas duram de duas a quatro semanas e aparecem principalmente no rosto, palmas das mãos, solas dos pés e virilha.
Pessoas infectadas pela doença também podem apresentar febre, dor de cabeça, dor nas costas e dor muscular.
Vírus Monkeypox visto usando microscopia.
NIAID via AP, File
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR
Leia mais em g1 Oeste e Sudoeste.

Mais Notícias