19 de setembro de 2024

Fraudador é preso suspeito de praticar golpe do falso intermediário em Belém

Objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo. Homem suspeito de praticar golpe do falso intermediário é preso pela PC.
Divulgação/PC
Um homem foi preso nesta sexta-feira (8), durante a operação “Anonymous”, suspeito de praticar o golpe do falso intermediário, em Belém.
✅ Siga o canal do g1 Pará e receba as notícias direto no WhatsApp
Segundo o delegado David Bahury, diretor da Delegacia Especializada em Investigação de Estelionato e Outras Fraudes (Deof), a atuação do suspeito se dava por meio da fraude eletrônica, envolvendo operações PIX e o golpe do falso intermediário.
O golpe
Para cometer o crime, o fraudador entra em contato com um vendedor de carros, pedindo mais informações acerca do veículo e oferecendo uma oferta de negociação suspeita. O fraudador finaliza pedindo sigilo sobre a transação e sobre o valor combinado.
Depois, o fraudador cria um anúncio com as mesmas fotos e dados do veículo escolhido e o oferta por um valor abaixo da média do mercado. Quando um comprador entra em contato, o vendedor lhe diz que a venda do carro resolverá uma dívida.
As duas vítimas se encontram sem saber que estão sendo enganadas e, após visualizarem o automóvel, o comprador repassa o valor ao fraudador, mas não recebe o carro comprado, assim como o vendedor também não recebe a quantia cobrada no bem.
“Durante todo o processo, o fraudador não se encontra pessoalmente com nenhuma das vítimas e fica apenas como um intermediário entre as partes”, informou o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende.
Em 26 de janeiro, os policiais também prenderam um comparsa do investigado e apreenderam com ele aparelhos celulares e um veículo.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Mais Notícias