Este modelo pioneiro trará agilidade, segurança e descontos para motoristas na MG-459, em Monte Sião
Crédito: EPR Sul de Minas
A partir de hoje, 4 de junho, inicia a operação do primeiro pedágio sem cancela de Minas Gerais. Localizado no km 12,7 da MG-459, em Monte Sião, este pórtico é administrado pela EPR Sul de Minas e traz uma série de benefícios para os motoristas.
A principal inovação deste modelo é a eliminação da necessidade de parar para pagar a tarifa. Graças à tecnologia implantada pela EPR Sul de Minas, que administra oito rodovias na região, os veículos podem transitar em fluxo contínuo, garantindo mais segurança e agilidade. O pagamento é realizado automaticamente por meio de etiquetas eletrônicas (TAG) instaladas nos para-brisas dos veículos ou pela leitura das placas.
Este sistema avançado de pedágio sem cancela identifica a placa e as características do veículo sem a necessidade de interrupções ou reduções de velocidade.
“A grande vantagem para o motorista é poder transitar sem parar ou reduzir a velocidade, mantendo a segurança e respeitando os limites de velocidade indicados para evitar acidentes,” explica Érica Kawatake, diretora da EPR Sul de Minas.
Além disso, a inovação contribui para a redução da emissão de gases poluentes e diminui o impacto ambiental, evitando desapropriações e grandes obras nos locais de instalação.
Facilidade no Pagamento
Para simplificar o pagamento da tarifa, os motoristas são incentivados a instalar a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG) no para-brisa, permitindo a cobrança automática. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Greenpass, bem como bancos, oferecem este serviço. A instalação da TAG também proporciona descontos de até 72% na tarifa para veículos leves.
O Desconto de Usuário Frequente (DUF) começa a ser aplicado a partir da segunda passagem do veículo pelo pórtico no mesmo trecho, dentro do mesmo mês, alcançando o desconto máximo no 30º dia consecutivo. Por exemplo, motoristas que utilizam o trecho diariamente podem pagar uma tarifa final de R$ 2,56 ao fim do mês.
Motoristas sem a TAG têm outras opções de pagamento, como o site da EPR Sul de Minas (eprsuldeminas.com.br/freeflow), o aplicativo “EPR Pedágio Sem Cancela” disponível para Android e iOS, ou presencialmente na Base de Atendimento ao Usuário da EPR e em postos específicos ao longo da rodovia. O pagamento pode ser feito via cartão, pix ou dinheiro.
Caso a tarifa não seja paga em até 15 dias, o não pagamento será considerado “evasão de pedágio”, resultando em multa de R$ 195,23 e a aplicação de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para dúvidas ou mais informações, os usuários podem contatar a EPR Sul de Minas pelo telefone 0800 290 0459, disponível 24 horas por dia.