Corpo será velado na Igreja Matriz de São Francisco de Assis nesta segunda-feira (24). Aos 93 anos, o religioso Frei Joaquim Dutra Alves, de Guapé (MG), morreu neste domingo (23) na Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos. Ele ficou internado após uma queda sofrida há cerca de um mês, que resultou em complicações de saúde.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Frei Joaquim nasceu em 29 de abril de 1931 em Guapé. Desde jovem, dedicou sua vida à evangelização ao ingressar na ordem dos franciscanos.
Passou a maior parte de sua trajetória religiosa em São Paulo, na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro da Bela Vista. Apesar disso, mantinha uma forte ligação com o Sul de Minas.
Natural de Guapé (MG), Frei Joaquim Dutra Alves celebrou 50 anos de ordenação presbiteral em 2015
Divulgação Capuchinhos do Brasil / CCB
Em 2015, Frei Joaquim celebrou o Jubileu de Ouro de sua Ordenação Presbiteral na Paróquia Imaculada Conceição, dos Capuchinhos de São Paulo. A celebração contou com a presença de fiéis e frades de sua província, além de ser transmitida ao vivo para missões no México.
O religioso, filho dos finados José Dutra Teixeira e Maria Julia Alves, deixa dois irmãos, uma irmã e mais de uma centena de sobrinhos.
Despedida
O corpo de Frei Joaquim Dutra Alves sairá de Piracicaba (SP) e chegará a Guapé na noite deste domingo (23), por volta das 23h.
Estão programadas três missas em sua homenagem: às 6h30, 10h30 e 15h.
Frei Joaquim será velado na Igreja Matriz de São Francisco de Assis. O sepultamento ocorrerá na segunda-feira (24), às 16h, no Cemitério Municipal de Guapé.
Nota de pesar
Nota de pesar pelo falecimento de Frei Joaquim Dutra Alves
Reprodução / Redes sociais
A Paróquia de São Francisco de Assis manifestou seu pesar pelo falecimento do frei. “Rezemos pelo descanso eterno do Frei Joaquim”, declarou a paróquia em uma publicação nas redes sociais.
A organização religiosa Conferência dos Capuchinhos do Brasil também comunicou com pesar a morte. “Rezemos pelo descanso eterno desse nosso irmão”, afirmou a nota divulgada nas redes sociais e assinada pelo vigário provincial Frei Everson Takaki.
A Abil Grupo Unidas Funerais também divulgou um comunicado sobre a morte do religioso. “À família e amigos enlutados, os sentimentos de pesar”, expressou a nota.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas