19 de janeiro de 2025

Frente fria: fim de semana em Cuiabá pode ter mínima de 16ºC; veja previsão

Frio deve durar até a próxima terça-feira (2) e quebra uma sequência de dias quentes que se instalou no país A frente fria deve durar até terça-feira (2) e não trará chuvas para a região.
Mauri Guimarães/ Arquivo pessoal
🥶Tirem os casacos do guarda-roupa! O segundo fim de semana de inverno deve trazer temperaturas amenas para Mato Grosso. A mínima prevista para Cuiabá é de 16ºC, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). (confira a previsão completa no fim da matéria)
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
De acordo com o Instituto, a queda de temperatura vai ocorrer por causa da aproximação de uma frente fria que avança sobre o Brasil. Ao g1, o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, explica que o período de frio deve durar até a próxima terça-feira (2) e quebra uma sequência de dias quentes que se instalou no país desde 5 de maio, principalmente na faixa central do país.
“Vamos ter a passagem de uma frente fria pela região Centro-Oeste bem forte e que deve puxar uma massa de ar mais fria. Vai ser de rápido deslocamento e vai deixar o tempo mais instável na faixa mais extremo sudoeste de mato grosso”, disse.
Brasil deve ter baixas temperaturas nos próximos dias.
Climatempo
🟦Na área de azul intermediário, as temperaturas devem ficar abaixo da normalidade para este período.
Há expectativa de queda significativa das mínimas e máximas entre o sul do Mato Grosso e faixa leste do estado de São Paulo;
Situação é comum quando massas de ar frio poderosas avançam sobre regiões mais centrais do Brasil.
A região norte de Mato Grosso vai ser a menos atingida pela frente fria, com variação de temperatura em 5 ºC.
LEIA MAIS:
Com enfraquecimento de bloqueio, capitais podem ter queda de mais de 10°C nesta terça
Com ‘veranico’ estendido, Centro-Sul deve ter temperaturas acima da média até o fim do outono
Previsão para o inverno
❄️Apesar da expectativa de frio para os primeiros dias de inverno, os meteorologistas preveem que a estação deve ser de temperaturas acima da média.
Segundo os especialistas, não são esperados extremos de frio ou calor, mas sim um equilíbrio entre os dois. Há uma tendência para mais dias com temperaturas mais elevadas que o normal, mas ainda assim períodos de frio ao longo da estação.
Os meteorologistas também pontuam que novas ondas de calor podem acontecer, especialmente mais para o fim da estação. Os meses de agosto e setembro tendem a ter temperaturas muito acima da média.
👉Dois fatores são os principais responsáveis pelas temperaturas anormais e chuvas irregulares que devem ser registradas:
Persistência dos bloqueios atmosféricos, o que faz com que um número menor de massas de ar frio consiga avançar para o interior do país. A circulação desses sistemas pode trazer alguns extremos de calor, mesmo no inverno;
Águas aquecidas do Oceano Atlântico, que interferem na atmosfera, mudando os padrões esperados para um inverno com atuação do fenômeno La Niña – que em geral traz frentes frias mais fortes para o país.
☀️🌡️❄️Confira a previsão para Cuiabá:
Domingo (30)
Mínima: 16°C
Máxima: 29°C
Segunda-feira (1)
Mínima: 16°C
Máxima: 32°C
Terça-feira (2)
Mínima: 18°C
Máxima: 34°C
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp

Mais Notícias