15 de novembro de 2024

Frente fria melhora a qualidade do ar e dissipa fumaça de queimadas, mas tempo quente e seco deve voltar no meio da semana no Triângulo

A chegada de uma frente fria no domingo (25) causou mudanças, melhorando a qualidade do ar. No entanto, a partir de quarta-feira (28), o tempo quente e frio deve voltar a predominar na região e aumentando a possibilidade de queimadas na região. Frente fria chega no Triângulo Mineiro melhorando qualidade do ar e diminuindo fumaça
Nos últimos dias, uma grande massa de ar quente atuou sobre Minas Gerais, principalmente no Triângulo Mineiro. O fim de semana foi marcado pela fumaça que tomou conta do céu de Uberlândia e cidades próximas, causada por queimadas no interior de São Paulo e também na região.
De acordo com o climatologista Ruibran dos Reis, a chegada de uma frente fria no domingo (25) causou mudanças e a melhorou a qualidade do ar. O ar seco e a fumaça proveniente das queimadas devem diminuir nos próximos dias, por conta da ventania durante as manhãs.
Os ventos têm como origem a alta polar — grandes porções de ar — que vem do Oceano Atlântico. Veja o vídeo acima.
🔔 Receba no WhatsApp notícias do Triângulo e região
Ar frio perde a força a partir da quarta-feira e deve dificultar a formação de nuvens e chuvas
Eloisa Oliveira/g1
A previsão do tempo mostra que deve haver queda das temperaturas nesta segunda-feira (26) e na terça-feira (27). Os termômetros devem marcar mínimas de 10 ºC a 12 ºC, e máximas de 28 ºC a 30 ºC.
Não há previsão de chuvas, mas a umidade relativa do ar deve melhorar e ficar entre 40% e 70%.
A partir da quarta-feira (28), o ar frio perde força gradativamente e o ar quente e seco deve predominar novamente na região. As temperaturas devem se elevar, com as máximas entre 30 ºC e 35 ºC, e a umidade relativa do ar deve ter uma queda, ficando entre 20% e 30%.
A mudança deve causar um novo bloqueio atmosférico que dificulta a formação de nuvens e chuvas, voltando a aumentar a possibilidade de queimadas na região.
Confira as temperaturas, em média, nas cidades da região:
Veja aqui como fica a temperatura na sua cidade.
*Estagiária sob supervisão de Guilherme Gonçalves.
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Mais Notícias